UERJ 2016/1

A ARTE DE ENGANAR

 

[1] Em seu livro Pernas pro ar, Eduardo Galeano recorda que, na era vitoriana, era proibido mencionar

“calças” na presença de uma jovem. Hoje em dia, diz ele, não cai bem utilizar certas expressões

perante a opinião pública: “O capitalismo exibe o nome artístico de economia de mercado;

imperialismo se chama globalização; suas vítimas se chamam países em via de desenvolvimento;

[5] oportunismo se chama pragmatismo; despedir sem indenização nem explicação se chama

flexibilização laboral” etc.

A lista é longa. Acrescento os inúmeros preconceitos que carregamos: ladrão é sonegador; lobista

é consultor; fracasso é crise; especulação é derivativo; latifúndio é agronegócio; desmatamento é

investimento rural; lavanderia de dinheiro escuso é paraíso fiscal; acumulação privada de riqueza

[10] é democracia; socialização de bens é ditadura; governar a favor da maioria é populismo; tortura

é constrangimento ilegal; invasão é intervenção; peste é pandemia; magricela é anoréxica.

Eufemismo é a arte de dizer uma coisa e acreditar que o público escuta ou lê outra. É um jeitinho

de escamotear significados. De tentar encobrir verdades e realidades.

Posso admitir que pertenço à terceira idade, embora esteja na cara: sou velho. Ora, poderia dizer

[15] que sou seminovo! Como carros em revendedoras de veículos. Todos velhos! Mas o adjetivo

seminovo os torna mais vendáveis.

Coitadas das palavras! Elas são distorcidas para que a realidade, escamoteada, permaneça como

está. Não conseguem, contudo, escapar da luta de classes: pobre é ladrão, rico é corrupto.

Pobre é viciado, rico é dependente químico.

Em suma, eufemismo é um truque semântico para tentar amenizar os fatos.

Frei Betto Adaptado de O Dia, 21/03/2015. 

Frei Betto inicia seu texto com uma citação do escritor uruguaio Eduardo Galeano, recorrendo a recurso comum de argumentação.

Esse recurso constitui um argumento de:

a

comparação

b

causalidade

c

contestação

d

autoridade

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D
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