A arabização foi um fenômeno ligado à expansão muçulmana nos séculos VII e VIII. Sobre esse processo, é correto afirmar que
os árabes impunham sua religião aos povos dominados. Cristãos e judeus eram violentamente perseguidos e, algumas vezes vendidos como escravos e, até mesmo, mortos.
o idioma foi um dos fatores que prejudicou a afirmação árabe, em especial na Península Ibérica, onde se falavam línguas de origem latina. Assim, não puderam impor sua religião, nem mesmo sua cultura.
a convivência com os judeus foi pacífica desde o início do islamismo, não existindo maiores incompatibilidades com o judaísmo. Em função disso, a região da Palestina foi preservada das conquistas islâmicas.
os árabes consentiam, nos primeiros anos da expansão, que os povos conquistados seguissem suas próprias religiões. No entanto, impunham o pagamento do imposto aos infiéis.
os árabes eram monogâmicos e não aceitavam o casamento com pessoas que não praticassem a mesma religião que a sua. Dessa forma, foi difícil solidificar a etnia e a cultura árabe nas regiões conquistadas.