A aproximação entre Brasil e Estados Unidos se tornou ainda mais intensa durante a década de 1940, inclusive com uma visita do presidente americano Franklin Roosevelt ao Brasil, para um encontro com o presidente brasileiro Getúlio Vargas. Considere, agora, a imagem a seguir.
Assinale a alternativa correta.
Após a Revolução Cubana, os Estados Unidos passaram a tratar com maior preocupação as questões políticas latino americanas, incentivando, inclusive, a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado do III Exército Americano.
A aproximação entre os países ocorreu com mais intensidade durante o desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial, e a estratégia americana consistia em utilizar meios de comunicação para promover uma ideologia atrativa do consumismo e do progresso americano.
A iminência de implantação do comunismo no Brasil tornou os países cada vez mais próximos, sendo que os Estados Unidos implantaram um sistema de governo militar no Brasil, para garantir a hegemonia capitalista no continente americano.
A implantação de regimes totalitários na Europa foi a tônica para a aproximação promovida pelo governo dos Estados Unidos, evitando que o Brasil se tornasse uma potência antidemocrática no continente americano, buscando na parceria tecnológica de produção de energia nuclear um elo entre os dois países.
A descoberta de petróleo no Nordeste brasileiro e a fundação da Petrobrás potencializaram as relações entre Estados Unidos e Brasil, sendo que os americanos promoveram vultosos empréstimos aos Brasil para o desenvolvimento do setor energético nacional.
Política da Boa Vizinhança: Iniciada no governo de Franklin D. Roosevelt, a iniciativa norte-americana fomentou a aproximação com países latino-americanos, buscando cooperação econômica, política e cultural.
Brasil na Segunda Guerra: Com Vargas, o Brasil alinhou-se aos Aliados, enviando a FEB (Força Expedicionária Brasileira) para lutar na Itália e permitindo a instalação de bases militares norte-americanas no Nordeste.
Propaganda e ideologia: Durante esse período, os Estados Unidos recrudesceram a estratégia de utilizar produções culturais e campanhas publicitárias para atrair simpatizantes em países da América Latina.