A aplicação do Processo de Enfermagem proporciona a prestação de um cuidado integral e individualizado e colabora com a compreensão dos riscos a que os pacientes estão expostos cotidianamente nos serviços de saúde e, dessa forma, contribui com a segurança do paciente. Cada etapa do Processo de Enfermagem requer uma organização altamente relevante do trabalho e das ações de enfermagem, no contexto do cuidado, contribuindo, de fato, para a promoção de um cuidado seguro. Atualmente, o Processo de Enfermagem organiza-se em 5 etapas, interrelacionadas, as quais são respectivamente:
Coleta de Dados; Histórico de enfermagem e Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; Avaliação de Enfermagem.
Histórico de Enfermagem ou Coleta de Dados; Planejamento de Enfermagem; Implementação; Diagnóstico de Enfermagem; Avaliação de Enfermagem.
Histórico de Enfermagem ou Coleta de Dados; Avaliação de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação.
Avaliação de Enfermagem; Histórico de Enfermagem ou Coleta de Dados; Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação.
Histórico de Enfermagem ou Coleta de Dados; Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; Avaliação de Enfermagem.