PUC-Campinas Direito 2012

A antiga província do Rio de Janeiro, a Mata de Minas, o Norte de São Paulo tiveram uma civilização rural devido ao café.

  O Norte do Brasil despovoou-se de escravos que o sul cafeeiro comprava a bom dinheiro. Era o escravo quem arrancava da terra toda essa riqueza. A abolição coincidiu com a decadência das terras que primeiro se cobriam de cafezais.

  Por esse tempo, já se havia descoberto terra roxa, no sertão paulista − centenas e centenas de léguas de terra onde o café produz mais prodigiosamente ainda do que nos roçados do Rio de Janeiro. E como o preço do café era alto, e as terras eram baratas logo o sertão paulista se cobriu de fazendas.

  O café invade o sul de Minas, transborda sobre o Paraná, insinua-se pelo Triângulo Mineiro.

  As estradas de ferro avançavam e irradiavam-se por toda parte; as cidades nasciam e cresciam atropeladamente, vertiginosamente.

  Que importa aos proprietários das novas terras virgens que se extingam os antigos escravos? Os escravos, aproveitados todos eles, não bastariam para explorar as vastas regiões que se oferecem à cultura.

(Manuel Bonfim. Leitura para todos. Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Coletânea de Documentos Históricos. São Paulo: SE/CENP, 1985. p. 24)

A importância de uma civilização do café, de que trata o texto, chegou à poesia do modernista Cassiano Ricardo. Vejam-se estes versos de um poema seu:

 

O cafezal é a soldadesca verde

que salta morros na distância iluminada:

um dois um dois, de batalhão em batalhão,

na sua arremetida acelerada

contra o sertão!

Nesses versos, o poeta desenvolve uma figuração pela qual

a

enquadra de modo lírico a doçura da paisagem cafeeira.

b

reconhece o ímpeto desbravador das plantações que avançam.

c

reafirma o nacionalismo típico de um Gonçalves Dias.

d

censura o caráter antissocial dos abusos econômicos.

e

festeja a substituição do escravo pelo colono brasileiro.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Diana Bittencourt
Não conhecia a AIO em 2022, e em 2023 e o que eu posso dizer sem dúvidas é que foi uma das maiores surpresas no mundo dos estudos. Digo isso porque, por conta dos simulados reduzidos, fazer questões e simuladinhos todo dia virou um hábito gostoso e que me trouxe resultados no ENEM surpreendentes!
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Tom
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar