A anidrase carbônica é uma enzima cuja função é facilitar a conversão de gás carbônico e água em ácido carbônico. Tal processo ocorreria naturalmente em água, mas tão lentamente que seria incompatível com as necessidades de manutenção do metabolismo. Dessa maneira, essa enzima possui papel importante no transporte de gás carbônico e no controle do pH do sangue. Sabendo disto, pode-se classificar a anidrase carbônica como um:
produto, que aumenta a energia de ativação necessária para que a reação química ocorra, o que acarreta em um ganho cinético, sem alteração do rendimento da reação.
catalisador, que aumenta a energia de ativação necessária para que a reação química ocorra, o que acarreta em um ganho cinético, com alteração da constante de equilíbrio.
catalisador, que diminui a energia de ativação necessária para que a reação química ocorra, o que acarreta em um prejuízo cinético, com alteração do rendimento da reação.
material de partida, consumido ao final da reação, que diminui a energia de ativação necessária para que a reação química ocorra, o que acarreta em um ganho cinético, com alteração do rendimento da reação.
catalisador, que diminui a energia de ativação necessária para que a reação química ocorra, o que acarreta em um ganho cinético, sem alteração da constante de equilíbrio.