“A anemia é definida como síndrome caracterizada por diminuição de massa eritrocitária total. Laboratorialmente, definimos anemia como hemoglobina menor que 12 g/dl em mulheres ou 13 g/dl em homens. Na gravidez existe anemia relativa, por hemodiluição, além daquela por carência nutricional, principalmente, por deficiência de ferro e ácido fólico.”
http://www.me.ufrj.br/images/pdfs/p rotocolos/obstetricia/anemias.pdf
Sobre os tipos de anemias, leia as afirmativas e associe os números as lacunas/definições.
1. ANEMIA FERROPRIVA
2. ANEMIA MEGALOBLÁSTICA
3. TALASSEMIA
4. ANEMIA DE DOENÇAS CRÔNICAS
5. PERDA AGUDA DE SANGUE
6. ANEMIA FALCIFORME
7. ANEMIAS HEMOLÍTICAS
( ) É doença hereditária resultante de um defeito genético na síntese de uma ou mais cadeias globínicas da hemoglobina. Há dois principais tipos - alfa e beta – que podem se manifestar como menor, intermédia ou maior.
( ) A deficiência de ferro. Representa a causa mais comum de anemia.
( ) Pode ser causada por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, que ocorre por baixa ingesta (deficiência de folato) ou por impacto na absorção, como é o caso da anemia perniciosa (deficiência de vitamina B12).
( ) Pode ser dividida em: Esferocitose Hereditária, Deficiência de Glicose 6 Fosfato Desidrogenase (G6PD), Autoimune, Microangiopática
( ) Ocorre por mutação que substitui o ácido glutâmico por valina na posição 6 da cadeia ß da globina. A hemácia com a globina mutante quando desoxigenada torna a clássica forma de foice, perdendo a flexibilidade necessária para atravessar os pequenos capilares. Os heterozigotos para a mutação apresentam uma entidade benigna (traço falciforme), sem ocorrência de anemia ou obstrução vascular.
( ) Cursa com anemia normocítica e normocrômica, geralmente leve a moderada. Sua causa é multifatorial e as doenças infecciosas, autoimunes, neoplasias e insuficiência renal crônica são condições associadas.
( ) É causa comum de anemia hiperproliferativa. Perdas de até 15% do volume sanguíneo são normalmente toleradas por mecanismos compensatórios. Perdas maiores levam a hipotensão e choque. No choque hipovolêmico ocorre perda sanguínea global de tal forma que os valores hematimétricos podem permanecer normais e não refletem imediatamente a extensão da perda sanguínea.
Assinale a alternativa que indica as definições corretas de cada um dos tópicos:
1; 2; 3; 4; 5; 6; 7.
3; 1; 2; 7; 6; 4; 5.
2; 3; 7; 6; 1; 5; 4.
6; 2; 1; 5; 4; 7; 3.
5; 7; 6; 3; 4; 1; 2