A análise dos conectivos está correta em
“Arborizado, tranqüilo, um dos últimos locais – dizia o anúncio – onde você pode ouvir um bem-te-vi cantar.” Há um pronome relativo presente que desempenha a função de sujeito e retoma, na frase, o substantivo anúncio.
“Oito guardas, homens fortes, decididos – mas amáveis, educados.” O fragmento é um período composto por coordenação e a conjunção coordenativa exprime uma relação de soma, adição.
“E também constatamos que as casas eram sólidas e bonitas, exatamente como o prospecto as descrevia.” Nesse fragmento, existe um pronome oblíquo átono, desempenhando a função de objeto direto e que equivale ao substantivo casas, anteriormente citado.
“Nunca tinha tocado antes, de modo que ficamos um pouco assustados – um pouco, não muito.” Esse período é composto por subordinação e a locução conjuntiva introduz uma oração substantiva com a função de objeto indireto.
“Contrariados ficaram alguns no dia seguinte, quando a sirene tornou a soar de madrugada.” O conectivo presente entre as orações exprime uma idéia de explicação, ou seja, a segunda oração por ele introduzida é uma coordenada sindética explicativa.