A análise do reino mineral, desde os primórdios, leva a uma conclusão surpreendente: a maioria dos minerais deve sua existência às formas vivas do Planeta. Há 4,6 bilhões de anos, milhões de planetesimais se formaram no anel de poeira e gás que permaneceu ao redor do Sol recém-inflamado e colidiram, constituindo a Terra. Na Terra vermelha formada, há 2 bilhões de anos, organismos vivos fotossintéticos presentearam a atmosfera com um pequeno percentual de oxigênio, alterando de forma drástica sua ação química. Minerais ferrosos abundantes no basalto negro oxidaram em compostos férricos vermelho-ferrugem. Os micro-organismos (verdes) depositaram camadas de um material denominado estromatólito, composto de minerais, como carbonato de cálcio. Há 400 milhões de anos surgiram organismos pluricelulares e as plantas colonizaram a terra seguidas pelos animais. Por quase toda a história do nosso planeta, o ambiente terrestre era inabitável. A radiação ultravioleta destruía biomoléculas essenciais e matava a maioria das células. Com os níveis mais altos de oxigênio atmosférico, formou-se uma camada de ozônio estratosférica protetora, escudando a terra subjacente dos raios ultravioleta, o que possibilitou o desenvolvimento de uma biosfera terrestre. (HAZEN, 2011, p. 40-47).
A partir da formação da camada protetora de ozônio na atmosfera, os seres vivos puderam migrar da água para o ambiente terrestre. Contar a história evolutiva dos vegetais e dos animais, principalmente dos vertebrados, é contar a história dessa migração.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a evolução da vida, é correto afirmar:
Os vegetais precederam os animais na conquista do ambiente terrestre porque foram menos dependentes da água para sua sobrevivência.
O ambiente terrestre favoreceu o predomínio de uma etapa gametofítica sobre uma etapa esporofítica ao longo da evolução do ciclo de vida vegetal.
Os organismos que se adaptaram plenamente ao ambiente terrestre apresentam adaptações no corpo para retenção de água, evitando assim a desidratação.
Os anfíbios foram os primeiros grupos de vertebrados a dominar o ambiente terrestre devido à presença de inovações evolutivas reprodutivas que favoreceram a adaptação a esse tipo de ambiente.
As gimnospermas apresentam semelhanças adaptativas equivalentes ao grupo dos répteis por serem considerados como grupos de transição da água para a terra, tanto entre os vegetais quanto também entre os animais.