Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos 2018

A análise do comportamento do consumidor é uma das fontes para melhor definir um processo de segmentação de mercado. Acerca do comportamento do consumidor, assinale a alternativa correta.
a
A frequência nas compras é definida pela atualidade no produto.
b
Entre os motivos de compra, estão: necessidade real, status e realização pessoal.
c
As compras por impulso geram lealdade e fidelização.
d
Os consumidores não compram produtos sem informação prévia.
e
O benefício psicológico buscado pelo consumidor está racionalmente ligado ao desempenho do produto.
Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B

Resolução

Para resolver essa questão, é necessário entender os fatores que influenciam o comportamento do consumidor e como eles se relacionam com a segmentação de mercado. A frequência de compras pode ser influenciada por diversos fatores, não apenas a novidade do produto. Compras por impulso podem ocorrer, mas elas não garantem fidelização. Os consumidores frequentemente realizam compras sem informação completa sobre o produto, e o benefício psicológico nem sempre está diretamente ligado ao desempenho funcional do produto.

A opção correta é a 'B', que reconhece que os motivos de compra incluem necessidade real, o desejo de status e a realização pessoal. Esses fatores são cruciais para a segmentação de mercado, pois permitem às empresas identificar e atender às diferentes necessidades e desejos dos consumidores.

Dicas

expand_more
Pense nos diferentes motivos que levam as pessoas a comprar um produto.
Considere a relação emocional e psicológica que o consumidor pode ter com a compra de um produto.
Lembre-se de que a fidelização do cliente envolve uma série de fatores e não é garantida apenas por um tipo de comportamento de compra.

Erros Comuns

expand_more
Assumir que a novidade de um produto é o único fator que define a frequência de compra.
Confundir compras por impulso com lealdade do consumidor.
Acreditar que os consumidores sempre têm informações completas antes de fazer uma compra.
Revisão

O comportamento do consumidor é um estudo que se refere ao processo de decisão e atitude dos indivíduos ou grupos em relação à compra e uso de bens e serviços. A segmentação de mercado é uma estratégia de marketing que divide um mercado amplo em subgrupos com características, necessidades ou comportamentos semelhantes que exigem estratégias de marketing distintas.

Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Joice Neves
Faltavam 3 meses para o ENEM, eu estava desesperada e mentalmente fragilizada por não ver os resultados do meu esforço. Então, eu encontrei a AIO e, em 3 meses, eu consegui aumentar a minha nota média em 50 pontos. Meses depois, fui aprovada no curso que eu tanto desejei. Esse sonho se tornou real graças à AIO.
Jairo Thiago
Conheci a plataforma através de uma reportagem e, como gosto de IA, resolvi investir. A quantidade de questões e suas análises foram tão boas que meu número de acertos foi o suficiente para entrar em Medicina na Federal do meu estado, só tenho que agradecer à equipe do AIO pela minha tão sonhada aprovação!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar