A alternativa correta é a D.
A análise das vias de circulação no Brasil revela um histórico de priorização do modal rodoviário, muitas vezes em detrimento de outros modais que seriam mais adequados e econômicos para as características geográficas e as necessidades de transporte de carga do país. Vamos analisar por que a opção D é a correta e as outras são incorretas:
D) subaproveitamento das potencialidades naturais do país, pois em áreas de rios navegáveis o transporte rodoviário, mais caro, supera o fluvial.
Esta afirmação está correta. O Brasil possui uma das maiores redes hidrográficas do mundo, com um enorme potencial para o transporte fluvial, especialmente para cargas volumosas e em longas distâncias. No entanto, este potencial é largamente subaproveitado.
Portanto, a afirmação de que há um subaproveitamento das potencialidades naturais, com o transporte rodoviário (mais caro) superando o fluvial em áreas com rios navegáveis, descreve acuradamente uma característica importante da matriz de transportes brasileira.
Para resolver esta questão, é importante revisar alguns conceitos sobre os sistemas de transporte no Brasil: