FUVEST 1996

A análise das vias de circulação no Brasil revela
a
a expansão da rede ferroviária, em relação às décadas anteriores, como medida prioritária para a redução de custos.
b
o investimento maciço em hidrovias, em função do Mercosul, embora o custo do transporte fluvial de cargas supere o do transporte ferroviário.
c
o descaso com a modernização de seus portos marítimos, considerados os mais baratos do mundo para o transporte de carga internacional.
d
subaproveitamento das potencialidades naturais do país, pois em áreas de rios navegáveis o transporte rodoviário, mais caro, supera o fluvial.
e
a opção pela rodovia como principal meio de transporte de carga, seguindo o padrão dominante nos EUA, Japão e Europa Ocidental.
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Resposta
D

Resolução

A alternativa correta é a D.

A análise das vias de circulação no Brasil revela um histórico de priorização do modal rodoviário, muitas vezes em detrimento de outros modais que seriam mais adequados e econômicos para as características geográficas e as necessidades de transporte de carga do país. Vamos analisar por que a opção D é a correta e as outras são incorretas:

D) subaproveitamento das potencialidades naturais do país, pois em áreas de rios navegáveis o transporte rodoviário, mais caro, supera o fluvial.

Esta afirmação está correta. O Brasil possui uma das maiores redes hidrográficas do mundo, com um enorme potencial para o transporte fluvial, especialmente para cargas volumosas e em longas distâncias. No entanto, este potencial é largamente subaproveitado.

  1. Potencial Natural: Regiões como a Amazônia e a bacia do Paraná-Paraguai oferecem extensas vias navegáveis naturais.
  2. Predomínio Rodoviário: Apesar disso, o transporte rodoviário, que geralmente implica custos mais altos (combustível, manutenção, pedágios) e menor capacidade de carga por veículo em comparação com o fluvial, muitas vezes predomina mesmo em regiões onde o transporte fluvial seria uma alternativa viável e mais econômica.
  3. Consequências: Isso leva a um aumento do chamado "Custo Brasil", encarecendo produtos, diminuindo a competitividade e gerando maior impacto ambiental (poluição, desgaste de rodovias).

Portanto, a afirmação de que há um subaproveitamento das potencialidades naturais, com o transporte rodoviário (mais caro) superando o fluvial em áreas com rios navegáveis, descreve acuradamente uma característica importante da matriz de transportes brasileira.

Dicas

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Considere a vasta rede de rios navegáveis do Brasil, especialmente na região Norte.
Pense sobre qual modal de transporte foi historicamente mais incentivado no Brasil para o transporte de cargas e quais as consequências econômicas e ambientais disso.
Compare os custos relativos e a capacidade de carga dos diferentes modais (rodoviário, ferroviário, hidroviário) para longas distâncias e grandes volumes.

Erros Comuns

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Acreditar que a malha ferroviária brasileira está atualmente em franca e prioritária expansão em relação a todo o período anterior.
Confundir os custos relativos dos modais, especialmente achar que o transporte fluvial é mais caro que o ferroviário para grandes volumes.
Ter a impressão de que os portos brasileiros são baratos em comparação com os padrões internacionais.
Generalizar a matriz de transporte de países desenvolvidos, assumindo que eles também priorizam rodovias para todo tipo de carga como o Brasil.
Não ter conhecimento suficiente sobre o vasto potencial hidroviário brasileiro e seu atual nível de utilização.
Revisão

Para resolver esta questão, é importante revisar alguns conceitos sobre os sistemas de transporte no Brasil:

  • Modais de Transporte: São os diferentes tipos de vias e veículos utilizados para o transporte de pessoas e cargas. Os principais são:
    • Rodoviário: Realizado por caminhões, ônibus e carros em estradas e rodovias. É o principal modal no Brasil para cargas e passageiros, caracterizado pela flexibilidade (porta a porta) mas com custos elevados para longas distâncias e grandes volumes, além de maior impacto ambiental por veículo.
    • Ferroviário: Realizado por trens em ferrovias. Ideal para grandes volumes de carga (como minérios e grãos) e longas distâncias, com custo unitário menor que o rodoviário nessas condições. No Brasil, a malha é considerada insuficiente e concentrada em poucas regiões.
    • Hidroviário (Fluvial e Marítimo/Cabotagem):
      • Fluvial: Utiliza rios e lagos navegáveis. É o modal de menor custo para grandes volumes e longas distâncias, com baixo impacto ambiental. O Brasil tem grande potencial, mas é subutilizado.
      • Marítimo/Cabotagem: Transporte entre portos de um mesmo país (cabotagem) ou internacionais. Essencial para o comércio exterior.
    • Aéreo: Realizado por aviões. É o mais rápido, ideal para passageiros em longas distâncias e cargas de alto valor agregado ou perecíveis. Possui o custo mais elevado.
    • Dutoviário: Transporte de gases, petróleo e derivados por meio de dutos. Altamente especializado e eficiente para esses produtos.
  • Matriz de Transporte Brasileira: Refere-se à participação de cada modal no total de transporte de cargas e passageiros. No Brasil, a matriz é desequilibrada, com forte predomínio do modal rodoviário para cargas (mais de 60%), o que é incomum para países de dimensões continentais que geralmente utilizam mais os modais ferroviário e hidroviário para longas distâncias.
  • Custos Comparativos: De forma geral, para grandes volumes e longas distâncias, a ordem crescente de custo é: Hidroviário < Ferroviário < Rodoviário < Aéreo.
  • "Custo Brasil": Expressão que se refere ao conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem o investimento e a atividade produtiva no Brasil, sendo os custos logísticos (incluindo transporte) um componente importante.
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