FPP Inverno Medicina 2017

A amigdalite causada pelo estreptococo do grupo A atinge principalmente as crianças em idade escolar, entre os cinco e 14 anos. Mais conhecida como uma simples dor de garganta, é tratada geralmente por pequenas doses de antibióticos podendo, até mesmo, desaparecer naturalmente. No entanto, este procedimento não é o correto, já que o estreptococo ainda permanecerá no organismo da criança podendo levar à febre reumática... A profilaxia ideal para que se evite a febre reumática, segundo Maria Helena, é a aplicação correta dos antibióticos por um período de dez dias. "As mães interrompem o tratamento antes desse tempo e, em geral, a amigdalite desaparece de forma natural. Ao não se respeitar o prazo de dez dias, o estreptococo permanecerá no organismo podendo então ocasionar a febre reumática", explica. A bactéria também pode ser eliminada do organismo com uma simples aplicação de penicilina benzatina. "Apesar de dolorida, é a forma mais rápida de acabar com o estreptococo do grupo A", garante a médica.

Disponível em: http://www.usp.br/agen/rede456.htm

"As mães interrompem o tratamento antes desse tempo e, em geral, a amigdalite desaparece de forma natural”. O perigo em se interromper o tratamento com o antibiótico reside especialmente em:

a

a interrupção do uso de antibióticos pode induzir a resistência em bactérias;

b

parar o tratamento impede a formação de antígenos que inativam os anticorpos;

c

administrado de forma errônea o antibiótico pode provocar a seleção de bactérias resistentes à doença;

d

a utilização de antibióticos de forma inadequada provoca reumatismo;

e

interromper o tratamento pode estimular o organismo à resposta imunológica inespecífica como a formação de anticorpos.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar