A alveolite seca é uma complicação pósoperatória que se caracteriza por dor ao redor da ferida cirúrgica, que ocorre a partir dos primeiros dias após a extração. Sobre a alveolite seca marque a alternativa correta:
O alvéolo pode estar preenchido com restos alimentares, não ocorre formação de edema gengival e a dor cessa com analgésicos.
Infecções do próprio dente e de tecidos vizinhos como pericoronarite, bem como baixo suprimento sanguíneo no alvéolo para formação do coágulo, não estão relacionadas à alveolite, assim como doenças sistêmicas, uso de contraceptivos orais, tabagismo, e higiene oral precária.
Na alveolite seca ocorre a desintegração parcial ou total do coágulo alveolar, podendo ocorrer halitose, com ou sem exposição de tecido ósseo e histologicamente o alvéolo apresenta remanescentes de coágulo e presença de neutrófilos e linfócitos.
A alveolite seca ocorre quando há a formação de coágulo após a extração do dente, neste caso, o alvéolo é infectado manifestando a produção e secreção de pus, e suas terminações nervosas ficam expostas o que causa muita dor ao paciente.