A alimentação é um fator primordial na rotina diária das pessoas. Por ser uma necessidade básica, está diretamente relacionada à saúde, uma vez que o excesso ou a falta podem causar doenças. Através da evolução histórica da alimentação mundial, verifica-se que gastronomia, meios de produção, hábitos e padrões alimentares são aspectos importantes que auxiliam a refletir sobre a complexidade e a magnificência que permeiam as relações entre países.
ABREU, Edeli Simioni de et al. Alimentação mundial: uma reflexão sobre a história. Saúde Soc., São Paulo, v. 10, n. 2, p. 3-14, Dez. 2001. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104- 12902001000200002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 23 abril 16. (Adaptado.)
A pirâmide alimentar é uma representação gráfica que sistematiza os alimentos de acordo com suas funções e seus nutrientes, indicando como eles devem ser inseridos na alimentação diária e em que proporções. A adotada no Brasil, foi criada em 1999, pela pesquisadora Sonia Tucunduva Philippi, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo (USP).
Para se adequar à dieta dos brasileiros e melhorar ainda mais sua qualidade nutricional, considerando fatores como taxa de obesidade e número de casos de doenças como diabetes e colesterol, esse modelo de pirâmide acabou passando por algumas modificações em 2013. As proporções continuaram as mesmas, assim como a disposição dos oito grupos alimentares, como pode ser constatado no infográfico ao lado. A mudança está na inclusão de novos alimentos, como arroz integral, folhas verdeescuras, salmão, sardinha e oleaginosas. A nova pirâmide também conta com a redução do valor energético diário para 2.000 calorias (a de 1999 previa 2.500 calorias), o fracionamento da dieta em seis porções diárias e o incentivo à prática de atividades físicas.
Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/07/13/piramide-alimentar-eredesenhada-para-melhorar-a-dieta-dos-brasileiros.htm>. Acesso em: 22 fev. 16. (Adaptado.)
Tendo como referência as informações apresentadas no texto e no infográfico, assinale a alternativa correta.
Os alimentos construtores, situados na base da pirâmide alimentar, são os responsáveis pela regulação das diversas reações químicas que constituem o metabolismo.
O valor energético da pirâmide alimentar de 2013 sofreu uma redução de 35% em relação ao que previa à de 1999.
O colesterol é um dos principais constituintes da pepsina, uma substância produzida pelo pâncreas e que é lançada no duodeno para atuar na esterificação das gorduras e impedir a putrefação do bolo alimentar.
A soja é a principal oleaginosa produzida no Brasil e a expansão dessa cultura na região Centro-Oeste do País tem sido atribuída quase que exclusivamente à topografia favorável à mecanização, o que propicia economia de mão de obra e maior rendimento nas operações de preparo do solo, tratos culturais e colheita.
A caloria é definida como a unidade de energia responsável pelo aumento de temperatura das substâncias. Por exemplo, 1 cal é o calor necessário para aumentar em 10 °C a temperatura de 1 g de água, e equivale a 41,84 kJ.