A Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, da qual o Brasil é país-membro, foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004 com o objetivo de adotar estratégias para a melhoria no atendimento ao paciente e prestação de assistência de qualidade nos serviços de saúde. Essa aliança foi marcada pelo primeiro desafio global, o qual preconizou várias ações, dentre as quais, a higienização das mãos em cinco momentos, que são:
antes e após procedimentos sépticos; antes e após a utilização do banheiro; antes da exposição a fluidos corporais; antes de tocar no paciente; após tocar no paciente.
antes e após o contato com o ambiente próximo ao paciente; após espirrar próximo ao paciente; após a realização de procedimentos invasivos; antes da realização de procedimentos críticos; após tocar no paciente.
antes do contato com o paciente; antes da realização de procedimentos assépticos; após a exposição de fluidos corporais; após o contato com o paciente; após o contato com o ambiente próximo aos pacientes.
antes e após as refeições; antes e após a exposição a fluidos corporais; antes do contato com o paciente; antes e após ir ao banheiro; após o contato com paciente.