PUC-MG 2019/2

A AIDS, quando a epidemia surgiu, no começo dos anos 80, era considerada 100% fatal. Um diagnóstico positivo para o vírus HIV era quase uma sentença de morte lenta, patrocinada por perda progressiva de células de defesa imunológicas, comprometendo a capacidade do organismo de combater doenças.

 

Em poucos anos foi desenvolvida uma série de drogas utilizadas em conjunto (coquetéis antiaids) como aquelas que inibem a transcriptase reversa do HIV e outras que impedem a montagem e liberação de novas partículas virais por células infectadas, mas essas drogas não têm a capacidade de eliminar o vírus do organismo.

 

Agora, quase 40 anos depois, de acordo com um artigo publicado recentemente na revista científica “Nature”, pode haver finalmente um segundo paciente curado da AIDS. Trata-se de um paciente com linfoma (câncer do sistema linfático) e que também tinha HIV. O paciente foi submetido à quimioterapia para destruir células de seu sistema imunológico e, posteriormente, recebeu um transplante de medula óssea de um doador saudável cujos linfócitos eram refratários à penetração do vírus HIV. Foi considerado curado do câncer e da AIDS, pois o HIV já não é encontrado em seu organismo.

 

Com base nas informações dadas e outros conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.

a

A inibição da transcriptase reversa impede que o genoma viral se integre ao DNA das células infectadas.

b

A quimioterapia é suficiente para eliminar os vírus HIV da corrente sanguínea e da matriz extracelular dos tecidos linfáticos.

c

Os coquetéis atuam reduzindo a progressiva ação infectante contra novos linfócitos T4 suscetíveis, a partir dos vírus HIV instalados no organismo.

d

Alguns indivíduos podem ser refratários à infecção pelo HIV devido à mutação em genes de proteínas de superfície dos linfócitos que estariam envolvidas com a adesão e penetração viral.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar