ENEM 2020 segunda aplicação

A água sofre transições de fase sem que ocorra variação da pressão externa. A figura representa a ocorrência dessas transições em um laboratório.

Tendo como base as transições de fase representadas (1 a 4), a quantidade de energia absorvida na etapa 2 é igual à quantidade de energia

a

liberada na etapa 4.

b

absorvida na etapa 3.

c

liberada na etapa 3.

d

absorvida na etapa 1.

e

liberada na etapa 1.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
E
Tempo médio
1 min

Resolução

Análise da Questão:

A questão apresenta um diagrama com as transições de fase da água: vapor, líquido e gelo. As setas numeradas representam essas transições:

  • Etapa 1: Vapor de água → Água líquida (Condensação)
  • Etapa 2: Água líquida → Vapor de água (Vaporização)
  • Etapa 3: Água líquida → Gelo (Solidificação)
  • Etapa 4: Gelo → Água líquida (Fusão)

O enunciado pede para comparar a quantidade de energia absorvida na etapa 2 com a energia envolvida nas outras etapas.

Resolução Passo a Passo:

  1. Identificar a Etapa 2: A etapa 2 representa a transição de água líquida para vapor de água. Este processo é chamado de vaporização (ou ebulição/evaporação).
  2. Determinar a natureza energética da Etapa 2: Para que a água líquida se transforme em vapor, as moléculas precisam ganhar energia para superar as forças intermoleculares. Portanto, a vaporização é um processo endotérmico, ou seja, absorve energia. A quantidade de energia absorvida é chamada de calor latente de vaporização (\(\Delta H_{vap}\)).
  3. Analisar as outras etapas:
    • Etapa 1 (Condensação): Vapor → Líquido. É o processo inverso da vaporização. Neste processo, as moléculas perdem energia para se aproximarem. É um processo exotérmico, ou seja, libera energia. A quantidade de energia liberada é igual em módulo à energia absorvida na vaporização (\(\Delta H_{cond} = -\Delta H_{vap}\)).
    • Etapa 3 (Solidificação): Líquido → Sólido. As moléculas perdem energia para se organizarem em uma estrutura cristalina. É um processo exotérmico, libera energia. A quantidade de energia liberada é chamada de calor latente de solidificação (igual em módulo ao calor latente de fusão, \(\Delta H_{fus}\)).
    • Etapa 4 (Fusão): Sólido → Líquido. As moléculas ganham energia para quebrar a estrutura sólida. É um processo endotérmico, absorve energia. A quantidade de energia absorvida é o calor latente de fusão (\(\Delta H_{fus}\)).
  4. Comparar as energias: A questão pede para encontrar qual etapa tem uma quantidade de energia igual à energia absorvida na etapa 2 (\(\Delta H_{vap}\)).
    • A energia liberada na etapa 1 (Condensação) tem o mesmo módulo (mesma quantidade) que a energia absorvida na etapa 2 (Vaporização). Ou seja, \(|\Delta H_{cond}| = |\Delta H_{vap}|\).
    • As energias envolvidas nas etapas 3 (Solidificação) e 4 (Fusão) estão relacionadas ao calor latente de fusão (\(\Delta H_{fus}\)), que, para a água, é significativamente diferente do calor latente de vaporização (\(\Delta H_{vap}\)). (\(\Delta H_{vap} \approx 40.7 \text{ kJ/mol}\) a 100°C, \(\Delta H_{fus} \approx 6.01 \text{ kJ/mol}\) a 0°C).
  5. Concluir: A quantidade de energia absorvida na etapa 2 (Vaporização) é igual à quantidade de energia liberada na etapa 1 (Condensação).
  6. Verificar as alternativas: A alternativa que corresponde a essa conclusão é a E.

Dicas

expand_more
Identifique qual mudança de fase corresponde à seta 2.
Determine se a mudança de fase da etapa 2 absorve ou libera energia.
Lembre-se que a mudança de fase inversa (seta 1) envolve a mesma quantidade de energia, mas com o efeito oposto (absorção vs. liberação).

Erros Comuns

expand_more
Confundir processos endotérmicos (absorção de energia) com exotérmicos (liberação de energia).
Não saber que a energia absorvida em um processo (ex: vaporização) é igual em módulo à energia liberada no processo inverso (ex: condensação).
Achar que a energia de fusão (etapas 3 e 4) é igual à energia de vaporização (etapas 1 e 2).
Interpretar incorretamente o diagrama, trocando o sentido das setas ou os estados físicos.
Não prestar atenção ao termo 'absorvida' no enunciado e 'liberada'/'absorvida' nas alternativas.
Revisão

Revisão de Conceitos

  • Mudanças de Fase: São transformações físicas que alteram o estado de agregação da matéria (sólido, líquido, gasoso) sem alterar sua composição química.
  • Processos Endotérmicos: Processos que absorvem energia (calor) do ambiente. Exemplos: fusão (sólido→líquido), vaporização (líquido→gás), sublimação (sólido→gás).
  • Processos Exotérmicos: Processos que liberam energia (calor) para o ambiente. Exemplos: solidificação (líquido→sólido), condensação ou liquefação (gás→líquido), deposição ou ressublimação (gás→sólido).
  • Calor Latente: É a quantidade de energia (calor) absorvida ou liberada por uma substância durante uma mudança de fase a temperatura e pressão constantes.
    • Calor Latente de Fusão (\(L_f\) ou \(\Delta H_{fus}\)): Energia para passar de sólido para líquido (endotérmico).
    • Calor Latente de Solidificação: Energia liberada ao passar de líquido para sólido (exotérmico). Módulo igual a \(L_f\).
    • Calor Latente de Vaporização (\(L_v\) ou \(\Delta H_{vap}\)): Energia para passar de líquido para gás (endotérmico).
    • Calor Latente de Condensação: Energia liberada ao passar de gás para líquido (exotérmico). Módulo igual a \(L_v\).
  • Princípio da Conservação de Energia: A energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada. Em processos reversíveis como as mudanças de fase, a quantidade de energia absorvida em um sentido é igual à quantidade de energia liberada no sentido inverso.
30%
Taxa de acerto
3.0
Média de pontos TRI
Habilidade

Utilizar leis físicas e (ou) químicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto da termodinâmica e(ou) do eletromagnetismo.

Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Porcentagem de alternativa escolhida por nota TRI
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar