A água, quimicamente, pode ser classificada como mole ou dura. Sabe-se que essa característica não interfere, significativamente, em suas propriedades físicas e que, na água, existem sais solúveis e insolúveis. Diante do exposto acima, marque a alternativa que CONDIZ com a formação da água dura:
Os minerais presentes na água, em algumas situações, normalmente quando rica em sais de sódio e potássio, podem formar alguns sais insolúveis desses cátions e provocar incrustações e entupimentos das tubulações.
A dureza da água é definida em termos da concentração dos cátions cálcio e magnésio – geralmente acompanhados dos ânions carbonato, bicarbonato, cloreto e/ou sulfato. De acordo com os teores de íons cálcio e magnésio, expressos em mg/L de CaCO3 , a água pode ser classificada da seguinte forma: em concentrações acima de 150 mg/L a água é classificada como dura. Teores entre 150 e 50 mg/L como moderadas e abaixo de 50 mg/L como água mole.
A água que usamos em nossa casa é considerada uma substância pura que contêm a mistura de vários minerais. Esses minerais podem comprometer o uso doméstico dessa água quando forma sais insolúveis causando danos graves à saúde humana.
Na água dura, a formação dos sais insolúveis favorece a produção de espumas, facilitando a ação dos sabões.