A água é um recurso essencial à vida. De fevereiro de 2012 a janeiro de 2015, a quantidade de água nas regiões Sudeste e Nordeste do país diminuiu significativamente. Nas duas regiões citadas, a perda de água nesse período gira em torno de 56 quilômetros cúbicos (km3) e 49 km3 de água, respectivamente.
GETIRANA, A. C. V. Extreme water deficit in Brazil detected from space. Journal of Hydrometeorology. out. 2015 (adaptado).
Sobre a seca no Nordeste e Sudeste, é correto afirmar que o
Canal do Sertão, a construção de grandes hidrelétricas e a retirada de água para irrigação de culturas agrícolas alteram o regime de águas dos rios e causam a seca.
fenômeno de acidificação das chuvas e a formação de hotspots alteram o clima, produzindo ondas de calor que mudam o regime de chuvas, e causam a seca.
desequilíbrio causado pelas alterações no ciclo da água, que tem levado a um aumento de evaporação da água e sua consequente perda para o espaço, é a causa desse fenômeno.
buraco da camada de ozônio, que tem causado um excesso de evaporação da água superficial e uma consequente perda desse recurso, em forma de vapor, para o espaço, é a principal causa desse fenômeno.
aquecimento global, que altera o regime de chuvas das regiões, os desmatamentos, agravados pelo uso intensivo da água pela atividade agrícola e industrial, além dov desperdício, são causas desse fenômeno.