A agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA, a FDA (na sigla em inglês), concedeu autorização para uso do Natural Cycles (Ciclos Naturais), um aplicativo sueco de celular que previne a gravidez ao sinalizar que a mulher está no seu período fértil. Esse tipo de “contraceptivo digital” é comum entre mulheres que, por razões de crença religiosa ou ideológica, evitam métodos contraceptivos como a pílula, o DIU ou o anel vaginal. De acordo com a agência americana, os resultados indicam que apenas 1,8% das mulheres que usaram o aplicativo de forma correta ficaram grávidas. A título de comparação, pílulas apresentam nos EUA taxas de fracasso de 9%, e camisinhas, de 18%. A respeito do assunto, assinale a alternativa correta.
A camisinha e a pílula apresentam taxas de fracasso maiores do que o aplicativo sueco por conta da menor tecnologia aplicada em sua fabricação.
O grau de escolaridade das usuárias influencia as taxas de fracasso dos contraceptivos, sejam eles artificiais, sejam naturais ou mesmo “digitais”.
O método no qual o aplicativo sueco se baseia para prevenir a gravidez conflita com as propostas de prevenção da Igreja Católica.
O “contraceptivo digital” funciona com base no método do cálculo das janelas de ovulação, o intervalo entre o início e o fim da ovulação.
O uso do aplicativo sueco é incompatível entre mulheres de comportamento conservador.