A Ação Integralista Brasileira, fundada em 1932, agrupava movimentos e partidos de orientação fascista, nos moldes europeus. Entre eles figuravam a Legião Cearense do Trabalho, a Ação Social Brasileira, o Partido Nacional Sindicalista e a Ação Imperial Patrianovista.
É CORRETO afirmar que são características do integralismo:
A liberdade como direito natural e inalienável de todo ser humano; combate às diferenças entre as ordens sociais; negação do controle político e econômico por um único partido; negação da propriedade privada e do intervencionismo estatal.
A crença de que o capitalismo gera a miséria entre os operários; defesa da sociedade dividida em classes; defesa do Estado sob o controle dos trabalhadores; defesa da propriedade privada sem a interferência do Estado.
Defesa do fim do capitalismo, das classes sociais e da propriedade privada; negação de qualquer forma de poder, inclusive do Estado; crítica à capacidade dos operários em gerir suas próprias vidas.
Rejeição da ideia de representação política e defesa da submissão da massa ao chefe supremo; ênfase no primado da mobilização da massa, inclusive com uso da violência; defesa dos interesses nacionais em detrimento dos internacionais relacionados ao comunismo.