A ação humana é fruto de uma escolha entre o certo e o errado, e entre o que é bom e o que é mal. O indivíduo procura se basear em parâmetros socialmente aceitos que lhe permitem conviver com as outras pessoas, em outras palavras, ele busca sempre se guiar pelos conceitos que norteiam a prática dos valores positivos e das qualidades humanas. A ética não somente serve de base para as relações humanas, mas, trata também das relações sociais dos homens na medida em que os filósofos consideram a ética como base da justiça ou do direito, e até mesmo das leis que regulam a convivência entre todos que vivem na sociedade.
FILOSOFIA,ÉticaeSociedade.Disponívelem:<http://www.portalconscienciapolitica. com.br/products/filosofia-etica-e-sociedade/>. Acesso em: 5 set. 2016.
De acordo com as informações do texto, a ética
consiste em uma doutrina que orienta as ações humanas para o que é considerado bom e correto.
é, além de referencial para as práticas sociais, o alicerce dos princípios morais e do contexto jurídico.
torna-se um conjunto de regras maniqueístas que conduzem a ação humana para o que é certo ou errado.
explicita os parâmetros morais e valorativos de uma sociedade, impulsionando as relações sociais para o que é considerado justo e equitativo.
constitui-se em uma série de preceitos de ordem valorativa e moral, que tem como finalidade construir todas as leis que se propõem a organizar a vida social dos indivíduos.