A Abordagem de Desenvolvimento Organizacional (DO) não é recente; ela data dos anos 1970, tendo origem na chamada psicologia industrial ou organizacional e é considerada como uma poderosa abordagem basicamente utilizada nas atividades meio (ARAÚJO,2010).
Em relação ao Desenvolvimento Organizacional, é possível afirmar que:
É fundado nos conceitos de Peter Senge (1990), destacando-se a obra, “A quinta disciplina”, em que se encontram suas principais bases.
O empowerment é um requisito fundamental para que o DO possa ser estabelecido e adotado por uma organização.
A Reengenharia veio agregar às práticas organizacionais os conceitos de downsizing e reestruturação, otimizando o processo de Desenvolvimento Organizacional.
O Desenvolvimento Organizacional oferece uma abordagem sistemática à mudança planejada em organizações que tenham duas metas principais: metas de processo e metas de resultado.
Para a otimização do processo de Desenvolvimento Organizacional, é importante a associação das avaliações de desempenho à implementação de atividades de governança corporativa para que os conceitos de equidade, transparência e responsabilidade pelos resultados sejam compartilhados por toda organização.