UFRGS PORT 2016

[1] variação linguística é uma realidade que,

embora razoavelmente bem estudada pela

sociolinguística, pela dialetologia e pela

linguística histórica, provoca, em geral,

[5] reações sociais muito negativas.

O senso comum tem escassa percepção de

que a língua é um fenômeno heterogêneo,

que alberga grande variação e está em

mudança contínua. Por isso, costuma

[10] folclorizar a variação regional; demoniza a

variação social e tende a interpretar as

mudanças como sinais de deterioração da

língua. O senso comum não se dá bem com a

variação linguística e chega, muitas vezes, a

[15] explosões de ira e a gestos de grande violência

simbólica diante de fatos de variação.

Boa parte de uma educação de qualidade

tem a ver precisamente com o ensino de língua

– um ensino que garanta o domínio das práticas

[20] socioculturais de leitura, escrita e fala nos

espaços públicos. E esse domínio inclui o das

variedades linguísticas historicamente

identificadas como as mais próprias a essas

práticas – isto é, as variedades escritas e faladas

[25] que devem ser identificadas como constitutivas

da chamada norma culta. Isso pressupõe,

inclusive, uma ampla discussão sobre o próprio

conceito de norma culta e suas efetivas

características no Brasil contemporâneo.

[30] Parece claro hoje que o domínio dessas

variedades caminha junto com o domínio das

respectivas práticas socioculturais. Parece

claro também, por outro lado, que não se

trata apenas de desenvolver uma pedagogia

[35] que garanta o domínio das práticas

socioculturais e das respectivas variedades

linguísticas. Considerando o grau de rejeição

social das variedades ditas populares, parece

que o que nos desafia é a construção de toda

[40] uma cultura escolar aberta à crítica da

discriminação pela língua e preparada para

combatê-la, o que pressupõe uma adequada

compreensão da heterogeneidade linguística

do país, sua história social e suas

[45] características atuais. Essa compreensão deve

alcançar, em primeiro lugar, os próprios

educadores e, em seguida, os educandos.

Como fazer isso? Como garantir a

disseminação dessa cultura na escola e pela

[50] escola, considerando que a sociedade em que

essa escola existe não reconhece sua cara

linguística e não só discrimina impunemente

pela língua, como dá sustento explícito a esse

tipo de discriminação? Em suma, como construir

[55] uma pedagogia da variação linguística?

Adaptado de: ZILLES, A. M; FARACO, C. A. Apresentação. In: ZILLES, A. M; FARACO, C. A, orgs., Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015.

 

Considere as afirmações abaixo, sobre a construção de uma educação de qualidade.

 

I - Uma educação de qualidade deve, no que concerne à variação linguística, questionar as reações sociais advindas da percepção da língua como fenômeno homogêneo.

II - O desafio, para uma educação de qualidade, está em preparar a escola para combater a discriminação que tem origem nas diferenças entre as variedades linguísticas.

III- As variedades linguísticas próprias ao domínio da leitura, escrita e fala nos espaços públicos, que devem ser ensinadas pela escola, são as que não sofreram variações sociais.

 

Segundo o texto, quais estão corretas?

a

Apenas I.

b

Apenas II.

c

Apenas I e II.

d

Apenas II e III.

e

I, II e III.

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Resposta
C
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