UFRGS PORT 2016

[1] variação linguística é uma realidade que,

embora razoavelmente bem estudada pela

sociolinguística, pela dialetologia e pela

linguística histórica, provoca, em geral,

[5] reações sociais muito negativas.

O senso comum tem escassa percepção de

que a língua é um fenômeno heterogêneo,

que alberga grande variação e está em

mudança contínua. Por isso, costuma

[10] folclorizar a variação regional; demoniza a

variação social e tende a interpretar as

mudanças como sinais de deterioração da

língua. O senso comum não se dá bem com a

variação linguística e chega, muitas vezes, a

[15] explosões de ira e a gestos de grande violência

simbólica diante de fatos de variação.

Boa parte de uma educação de qualidade

tem a ver precisamente com o ensino de língua

– um ensino que garanta o domínio das práticas

[20] socioculturais de leitura, escrita e fala nos

espaços públicos. E esse domínio inclui o das

variedades linguísticas historicamente

identificadas como as mais próprias a essas

práticas – isto é, as variedades escritas e faladas

[25] que devem ser identificadas como constitutivas

da chamada norma culta. Isso pressupõe,

inclusive, uma ampla discussão sobre o próprio

conceito de norma culta e suas efetivas

características no Brasil contemporâneo.

[30] Parece claro hoje que o domínio dessas

variedades caminha junto com o domínio das

respectivas práticas socioculturais. Parece

claro também, por outro lado, que não se

trata apenas de desenvolver uma pedagogia

[35] que garanta o domínio das práticas

socioculturais e das respectivas variedades

linguísticas. Considerando o grau de rejeição

social das variedades ditas populares, parece

que o que nos desafia é a construção de toda

[40] uma cultura escolar aberta à crítica da

discriminação pela língua e preparada para

combatê-la, o que pressupõe uma adequada

compreensão da heterogeneidade linguística

do país, sua história social e suas

[45] características atuais. Essa compreensão deve

alcançar, em primeiro lugar, os próprios

educadores e, em seguida, os educandos.

Como fazer isso? Como garantir a

disseminação dessa cultura na escola e pela

[50] escola, considerando que a sociedade em que

essa escola existe não reconhece sua cara

linguística e não só discrimina impunemente

pela língua, como dá sustento explícito a esse

tipo de discriminação? Em suma, como construir

[55] uma pedagogia da variação linguística?

Adaptado de: ZILLES, A. M; FARACO, C. A. Apresentação. In: ZILLES, A. M; FARACO, C. A, orgs., Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola, 2015.

 

Considere as seguintes propostas de alteração da ordem de elementos adverbiais do texto.

 

I - Deslocamento de ,em geral, (l. 04) para imediatamente antes de razoavelmente (l. 02).

II - Deslocamento de ,muitas vezes, (l. 14) para imediatamente antes de chega (l. 14).

III- Deslocamento de inclusive (l. 27), precedido de vírgula, para imediatamente depois de características (l. 29).

 

Quais propostas estão corretas e preservam o sentido do texto?

a

Apenas I.

b

Apenas II. 

c

Apenas I e III.

d

Apenas II e III.

e

I, II e III.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B
Tempo médio
2 min
Resolução
Assine a AIO para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 300.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos AIO.
E mais: nota TRI a todo o momento.
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Transforme seus estudos com a AIO!
Estudantes como você estão acelerando suas aprovações usando nossa plataforma de IA + aprendizado ativo.
+25 pts
Aumento médio TRI
4x
Simulados mais rápidos
+50 mil
Estudantes
Murilo Martins
Com a ajuda da AIO, aumentei os meus acertos nos simulados e no ENEM, além de garantia uma TRI mais elevada. Recomendo a AIO para estudantes de todo nível, sendo uma maneira de alavancar a sua nota no menor tempo possível!
Sarah
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Jonas de Souza
As correções de redações e as aulas são bem organizadas e é claro os professores são os melhores com a melhor metodologia de ensino, sem dúvidas contribuiu muito para o aumento de 120 pontos na minha média final!
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar