PUC-Campinas Direito 2011/2

[1] Simples, sóbrio, tranquilo; olhos de um homem honesto;

boca de um homem sensível, um intelectual talvez; educado,

respeitável e pontual. No quadrado do espelho sua mão surgiu,

longa, branca, forte e meticulosamente limpa, acariciando

[5] sua barba negra. Virando um pouco a cabeça, por um efeito

óptico, os fios de barba brilhavam como se tivessem luz

própria; isso ele fez, várias vezes, ficando quase de perfil,

tendo que esquinar bem os olhos até que eles começassem a

doer. Henri olhou então sua cabeça lisa como um ovo. Sua

[10] calvície sempre lhe dava um aperto no coração, que ele

amenizava dizendo para si mesmo que sua cabeça alta (era

enorme a distância entre as orelhas e a ponta do crânio)

significava inteligência e que o fato de ser calvo jamais tivera

efeito negativo sobre o seu trabalho, o que era uma absoluta

[15] verdade.

(Rubem Fonseca. “Henri”, In 64 contos de Rubem Fonseca. São Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 46)

...o fato de ser calvo jamais tivera efeito negativo sobre o seu trabalho, o que era uma absoluta verdade.

Considerando o acima transcrito, é correto afirmar que

a

o fato de ser calvo pode ser substituído por “por ser calvo”, sem prejuízo do sentido e da correção originais.

b

jamais e absoluta pertencem à mesma classe de palavras.

c

tivera equivale, no contexto, a “poderia ter”.

d

sobre o seu trabalho pode ser substituído por “considerando seu trabalho”, sem prejuízo do sentido e da correção originais

e

o termo destacado em o que era uma absoluta verdade remete à totalidade do que está citado anteriormente no segmento.

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Resposta
E

Resolução

Passo 1: Leia com atenção o trecho: “o fato de ser calvo jamais tivera efeito negativo sobre o seu trabalho, o que era uma absoluta verdade.”

Passo 2: Identifique o pronome relativo “o que” e pergunte-se: a que esse elemento se refere?

Passo 3: Note que “o que” retoma não apenas uma palavra isolada, mas toda a oração anterior: “o fato de ser calvo jamais tivera efeito negativo sobre o seu trabalho”.

Passo 4: Verifique cada alternativa e observe se há mudança de sentido, erro de classe gramatical ou de construção sintática.

Conclusão: A única opção que descreve corretamente a função anafórica de “o que” é a E.

Dicas

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Observe a que elemento sintático ou semântico o pronome “o que” se refere.
Classifique gramaticalmente “jamais” e “absoluta” antes de compará-las.
Compare o valor expressivo de “tivera” (mais-que-perfeito) com “poderia ter” (condicional).

Erros Comuns

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Achar que “o que” retoma apenas a palavra “trabalho”, em vez de toda a oração.
Confundir advérbio (“jamais”) com adjetivo (“absoluta”).
Interpretar “tivera” como expressão de possibilidade, confundindo com “poderia ter”.
Revisão

Pronome relativo “o que”: retoma ideias ou orações inteiras, funcionando como elemento anafórico e garantindo coesão.

Anáfora: procedimento de referência a um termo ou sequência anteriores no texto.

Classes de palavras envolvidas: advérbio (“jamais”), adjetivo (“absoluta”), verbo no mais-que-perfeito do indicativo (“tivera”).

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