[1] Os representantes do povo francês, reunidos em
Assembleia Nacional e considerando que a ignorância, a
negligência ou o menosprezo dos direitos do homem são as
[4] únicas causas dos males públicos e da corrupção
governamental, resolveram apresentar, numa declaração solene,
os direitos naturais, inalienáveis e sagrados do homem.
Declaração dos direitos do homem e do cidadão [1789]. In: Lynn Hunt. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, p. 225 (com adaptações).
Parece que me encontro diante de uma grande crise, não apenas francesa, mas europeia e, talvez, mais que europeia. Considerando-se bem as circunstâncias, a Revolução Francesa é a mais extraordinária que o mundo já viu. Os resultados mais surpreendentes se deram e, em mais de um caso, produzidos pelos meios mais ridículos e absurdos, da maneira mais ridícula e, aparentemente, pelos mais vis instrumentos. Tudo parece fora do normal neste estranho caos de leviandade e ferocidade, em que todos os crimes aparecem ao lado de todas as loucuras.
Edmond Burke. Reflexões sobre a Revolução em França. Brasília: Ed. UnB, 1982, p. 52 (com adaptações).
É com pesar que pronuncio a verdade fatal: Luís deve morrer para que a pátria viva.
Maximilien de Robespierre. Discurso à Convenção Nacional, 3/12/1792.
A partir dos textos acima, julgue o item.
Com relação a insurreições políticas e movimentos populares de contestação da ordem social entre os séculos XVIII e XX, assinale a opção correta.
A Revolução Islâmica no Irã, em 1979, foi marcada por inexpressiva participação popular e por esforço de lideranças religiosas do país para derrubar a monarquia chefiada pelo xá Rheza Pahlavi, considerado por muitos mero títere a serviço dos interesses da União Soviética.
Inspirada na Queda da Bastilha, a Revolução Americana foi conduzida por treze colônias do leste da América do Norte que declararam sua independência do Império Britânico e juntaram-se para fundar os Estados Unidos da América.
A Revolução dos Cravos, em Portugal, pôs fim ao governo de Marcelo Caetano e estabeleceu uma ditadura militar de direita, cujo principal programa era a manutenção das colônias africanas do país.
As revoluções de 1848 tiveram seu epicentro na França, disseminaram-se pela Europa e foram marcadas por um espectro de ideias políticas que abrangia liberalismo, democracia, nacionalismo e socialismo.