EBMSP Medicina 2013/1

[1] O referencial teórico herdado do modelo organizador

da Educação Especial colocou, no passado, uma forte

orientação nas tecnologias como suporte à ação médica

e à reabilitação. A ação terapêutica colocava a ênfase

[5]   na doença e nas estratégias de minimização de

problemas decorrentes da incapacidade.

Encontramos um entendimento do papel inclusivo

dessas tecnologias na síntese feita pelo Prof. António

Nunes Barbosa Filho (NEAR/UFPE), que define a

[10]   “Tecnologia Adaptada como aquela que é desenvolvida

e orientada para buscar propiciar ao portador de

deficiência plena autonomia às suas atividades

quotidianas, sejam domésticas ou profissionais”.

A lista de discussão eletrônica da Oficina de

[15]   Educação Inclusiva proporcionou várias possibilidades

de um novo entendimento do papel da tecnologia

assistiva, remetendo-a para “uma nova lógica”: a da

inclusão, da saúde, da possibilidade e da potencialidade.

Segundo Rita Bersh, “A reabilitação só tem sentido

[20]   se orientada à vida independente e à inclusão. Para os

profissionais da saúde/reabilitação, a inclusão está

exigindo uma revisão de conceitos e práticas, que parte

da valorização do sujeito, que não é o paciente, e sim o

ator de sua reabilitação e, além disso, parte de

[25]   seu potencial funcional e não de sua deficiência,

explorando as potencialidades do indivíduo, de

valorização de seus desejos e de suas habilidades, da

saúde e da expectativa positiva”.

A nova nomenclatura de tecnologias assistivas

[30]   aposta em categorização baseada numa abordagem

funcional. Descreve-se uma modalidade de recurso que

parte da deficiência e não das dificuldades funcionais

dela advindas. Algumas modalidades de tecnologias

assistivas poderão ser, entre outras, os recursos de

[35]   comunicação suplementar e alternativa; de acessibilidade

ao computador; de mobilidade; para adequação postural;

para acessibilidade e para adaptação de veículos;

órteses e próteses.

PINTO, Pedro. Tecnologia assistiva no Brasil. Disponível em: <http:// www.cnotinfor.pt/inclusiva/pdf/Tecnologias_assistivas_Br_pt.pdf>. Acesso em: 19 set. 2012. Adaptado.

“A lista de discussão eletrônica da Oficina de Educação Inclusiva proporcionou várias possibilidades de um novo entendimento do papel da tecnologia assistiva, remetendo-a para ‘uma nova lógica’: a da inclusão, da saúde, da possibilidade e da potencialidade.” (l. 14-18)

 

No período em destaque,

a

as expressões “de discussão eletrônica” e “de Educação Inclusiva” exercem diferentes funções sintáticas.

b

o vocábulo “várias” é um qualificador de “possibilidades” e exprime indefinição.

c

o termo “de um novo entendimento do papel da tecnologia assistiva” completa o sentido de “proporcionou”.

d

a partícula “a”, em “remetendo-a” e em “a da inclusão”, retoma o termo “tecnologia assistiva”, embora exerça diferentes funções sintáticas nos contextos citados.

e

as locuções “da inclusão, da saúde, da possibilidade e da potencialidade.” se referem à “ ‘nova lógica’ ” e possuem valor adjetivo.

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E
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