UnB 2012/1

[1]   No processo da Revolução Francesa, quando

destruíram os últimos resquícios do feudalismo na eufórica

noite de 4 de agosto de 1789, os deputados concordaram em

[4] manter o dízimo da Igreja, em vez de simplesmente aboli-lo

sem qualquer compensação. Mas, desde então, houve sinais de

que a promessa seria abandonada. “Eles desejam ser livres, mas

[7] não sabem ser justos”, reclamou o abade de Seyès, referindo-se

a alguns colegas da Assembleia. Robespierre não era nem

antipadres nem anticlerical; é difícil determinar sua posição

[10] quanto ao futuro da Igreja na Revolução. Às vezes, era

veemente crítico e, em outras vezes, retornava à interpretação

da doutrina cristã, pois, a seu ver, o cristianismo era a religião

[13] dos pobres e daqueles de coração puro — riqueza chamativa e

luxo não deveriam fazer parte dele. Os pobres, segundo ele,

eram oprimidos não apenas pela fome, mas também pelo

[16] espetáculo escandaloso de clérigos autoindulgentes,

que esbanjavam insensivelmente o que pertencia aos pobres por

direito.

Ruth Scurr. Pureza fatal: Robespierre e a Revolução Francesa. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2009, p. 140-1 (com adaptações).

 

Com base no texto acima, julgue o item.

A forma como a autora do texto refere-se ao abade de Seyès e a Robespierre permite compreender a convivência, no auge dos acontecimentos da Revolução Francesa, de duas perspectivas, a tradicional e a moderna, assumidas, inclusive, por um mesmo indivíduo.

a

CERTO

b

ERRADO

Ver resposta
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Resposta
A

Resolução

A análise do trecho mostra que o autor descreve tanto o abade de Seyès quanto Robespierre convivendo com valores que oscilam entre o tradicional (manter o dízimo da Igreja, sustentar uma ordem espiritual) e o moderno (buscar justiça social, questionar privilégios e luxos). Em particular, Robespierre, ora defendendo princípios cristãos, ora sendo crítico a clérigos luxuosos, ilustra uma posição ambígua que mesclava, ao mesmo tempo, tradições religiosas e ideias reformistas. Isso evidencia que a distinção “tradicional” e “moderna” não ocorria apenas entre indivíduos distintos, mas podia coexistir num mesmo agente histórico, exatamente como a questão sugere.

Dicas

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Observe as posições divergentes de Robespierre em relação ao clero.
Note como o texto contrasta a crítica à ostentação clerical com a manutenção das tradições religiosas.

Erros Comuns

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Assumir que Robespierre fosse inteiramente anticlerical ou totalmente pró-Igreja, sem nuances.
Não perceber que um mesmo indivíduo podia mesclar ideias tradicionais e modernas.
Ignorar as tensões na Assembleia Nacional entre os que defendiam a supressão total do dízimo e os que enxergavam a necessidade de manter certos aspectos religiosos.
Revisão
A Revolução Francesa (1789-1799) foi marcada por intensas transformações políticas, sociais e religiosas, que envolveram debates sobre a manutenção ou abolição de privilégios eclesiásticos. Muitos líderes revolucionários, como o abade de Seyès e Robespierre, assumiam posturas ora voltadas ao legado tradicional (defesa de algumas instituições ou práticas religiosas) e ora alinhadas a ideias reformistas e iluministas (defendendo mudanças profundas no status quo). Compreender essa dualidade ajuda a ler as nuances do processo revolucionário e seus atores.
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