UnB 2015

[1]    Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das

impressões que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente

do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era

[4] o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas

matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que se não

torce a nenhuma outra planta; era o veneno e era o açúcar

[7] gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha do

caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; ela era a cobra

verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que

[10] esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele,

assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras

embambecidas pela saudade da terra, picando-lhe as artérias,

[13] para lhe cuspir dentro do sangue uma centelha daquele amor

setentrional, uma nota daquela música feita de gemidos de

prazer, uma larva daquela nuvem de cantáridas que zumbiam

[16] em torno da Rita Baiana e espalhavam-se pelo ar numa

fosforescência afrodisíaca.

         Isto era o que Jerônimo sentia, mas o que o tonto não

[19] podia conceber. De todas as impressões daquele resto de

domingo só lhe ficou no espírito o entorpecimento de uma

desconhecida embriaguez, não de vinho, mas de mel

[22] chuchurreado no cálice de flores americanas, dessas muito

alvas, cheirosas e úmidas, que ele na fazenda via debruçadas

confidencialmente sobre os limosos pântanos sombrios, onde

[25] as oiticicas trescalam um aroma que entristece de saudade.

         E deixava-se ficar, olhando. Outras raparigas

dançaram, mas o português só via a mulata, mesmo quando,

[28] prostrada, fora cair nos braços do amigo. Piedade, a cabecear

de sono, chamara-o várias vezes para se recolherem; ele

respondeu com um resmungo e não deu pela retirada da mulher.

[31]   Passaram-se horas, e ele também não deu pelas horas

que fugiram.

         O círculo do pagode aumentou: vieram de lá defronte

[34] a Isaura e a Leonor, o João Romão e a Bertoleza,

desembaraçados da sua faina, quiseram dar fé da patuscada um

instante antes de caírem na cama; a família do Miranda pusera37

se à janela, divertindo-se com a gentalha da estalagem; reunira

povo lá fora na rua; mas Jerônimo nada vira de tudo isso; nada

vira senão uma coisa, que lhe persistia no espírito: a mulata

[40] ofegante a resvalar voluptuosamente nos braços do Firmo.

         Só deu por si quando, já pela madrugada, se calaram

de todo os instrumentos e cada um dos folgadores se recolheu

[43] a casa.

         E viu a Rita levada para o quarto pelo seu homem, que

a arrastava pela cintura.

Aluísio Azevedo. O cortiço. São Paulo: Ática, 1997.

 

Tendo como referência o fragmento acima, da obra O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e considerando as estéticas romântica e naturalista, julgue o item.

Apesar de O Cortiço ser uma obra naturalista, verifica-se, no trecho apresentado, a idealização romântica de Rita Baiana, patente na forma como é descrita pelo narrador.

a

CERTO

b

ERRADO

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Resposta
B

Resolução

Neste fragmento de O Cortiço, de Aluísio Azevedo, percebemos diversos traços marcantes do Naturalismo, como o enfoque nas forças instintivas e o ambiente que influencia os personagens. Embora a descrição de Rita Baiana tenha elementos que possam parecer exóticos ou atraentes, não se trata de uma idealização romântica, mas sim de uma ênfase nas pulsões, na sensualidade e na natureza (como o calor, ressaltado pelas imagens de plantas, cheiros e cores fortes). Essa abordagem evidencia a valorização do instinto e do meio, típicos do Naturalismo. Desse modo, a proposição de que haveria uma idealização romântica de Rita Baiana no trecho está incorreta.

Dessa forma, a opção correta é a ERRADA, pois a descrição da personagem, mesmo que envolva aspectos esteticamente marcantes, não a coloca em um pedestal idealizado, mas realça seu poder de sedução dentro de uma perspectiva naturalista.

Dicas

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Observe o foco em sensações, instintos e ambiente que envolvem Rita Baiana.
Busque diferenciar idealização (Romantismo) de uma representação mais crua e focada no instinto (Naturalismo).

Erros Comuns

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Confundir descrição sensorial intensa com idealização romântica.
Desconsiderar os elementos naturalistas, que enfocam o ambiente e a influência dos instintos sobre as ações humanas.
Revisão

Naturalismo: movimento literário que foca nos aspectos deterministas, as pulsões e a influência do meio, apresentando temas mais crus, personagens influenciados pelo ambiente e pelos instintos.

Romantismo: caracteriza-se pela idealização da figura feminina, exaltação da subjetividade e do sentimentalismo. Geralmente, há um tom de enlevo poético e de perfeição estética, distante do realismo cru.

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