UFRGS PORT 2015

[1] Hoje os conhecimentos se estruturam de

modo fragmentado, separado,

compartimentado nas disciplinas. Essa

situação impede uma visão global, uma visão

[5] fundamental e uma visão complexa.

“Complexidade” vem da palavra latina

complexus , que significa a compreensão dos

elementos no seu conjunto.

As disciplinas costumam excluir tudo o que

[10] se encontra fora do seu campo de

especialização. A literatura, no entanto, é uma

área que se situa na inclusão de todas as

dimensões humanas. Nada do humano lhe é

estranho, estrangeiro.

[15] A literatura e o teatro são desenvolvidos

como meios de expressão, meios de

conhecimento, meios de compreensão da

complexidade humana. Assim, podemos ver o

primeiro modo de inclusão da literatura: a

[20] inclusão da complexidade humana. E vamos

ver ainda outras inclusões: a inclusão da

personalidade humana, a inclusão da

subjetividade humana e, também, muito

importante, a inclusão do estrangeiro, do

[25] marginalizado, do infeliz, de todos que

ignoramos e desprezamos na vida cotidiana.

A inclusão da complexidade humana é

necessária porque recebemos uma visão

mutilada do humano. Essa visão, a de homo

[30] sapiens , é uma definição do homem pela

razão; de homo faber , do homem como

trabalhador; de homo economicus , movido

por lucros econômicos. Em resumo, trata-se

de uma visão prosaica, mutilada, que esquece

[35] o principal: a relação do sapiens/demens , da

razão com a demência, com a loucura.

Na literatura, encontra-se a inclusão dos

problemas humanos mais terríveis, coisas

insuportáveis que nela se tornam suportáveis.

[40] Harold Bloom escreve: “Todas as grandes

obras revelam a universalidade humana

através de destinos singulares, de situações

singulares, de épocas singulares”. É essa a

razão por que as obras-primas atravessam

[45] séculos, sociedades e nações.

Agora chegamos à parte mais humana da

inclusão: a inclusão do outro para a

compreensão humana. A compreensão nos

torna mais generosos com relação ao outro, e

[50] o criminoso não é unicamente mais visto

como criminoso, como o Raskolnikov de

Dostoievsky, como o Padrinho de Copolla.

A literatura, o teatro e o cinema são os

melhores meios de compreensão e de

[55] inclusão do outro. Mas a compreensão se

torna provisória, esquecemo-nos depois da

leitura, da peça e do filme. Então essa

compreensão é que deveria ser introduzida e

desenvolvida em nossa vida pessoal e social,

[60] porque serviria para melhorar as relações

humanas, para melhorar a vida social.

Adaptado de: MORIN, Edgar. A inclusão: verdade da literatura. In: RÖSING, Tânia et al. Edgar Morin: religando fronteiras. Passo Fundo: UPF, 2004. p.13-18

Considere as seguintes afirmações, referentes ao uso de tempos e modos verbais no texto.

 

I - O emprego do presente na forma verbal revelam (l. 41) reforça o caráter generalizador da afirmação, já sinalizado pelo emprego de Todas (l. 40).

II - Os usos de futuro do pretérito em deveria (l. 58) e serviria (l. 60) contribuem para mostrar que o autor conclui a argumentação com soluções possíveis e desejáveis.

III- A presença no texto de verbos nos modos indicativo e subjuntivo confere sentidos de certeza e de possibilidade à argumentação.

 

Quais estão corretas?

a

Apenas I.

b

Apenas II.

c

Apenas I e II.

d

Apenas I e III.

e

I, II e III.

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Resposta
C
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