[1] Havia naquele cemitério uma sepultura em
torno ........ a imaginação popular tecera
lendas. Ficava ao lado da capela, perto dos
grandes jazigos, e consistia numa lápide
[5] cinzenta, com a inscrição já ........ apagada
por baixo duma cruz em alto-relevo. Seus
devotos acreditavam que a alma cujo corpo
ali jazia tinha o dom de obrar milagres como
os de Santo Antônio. Floriano leu a inscrição:
[10] Antônia Weber – Toni – 1895-1915. Talvez ali
estivesse o ponto de partida de seu próximo
romance...
Um jovem novelista visita o cemitério de
sua terra e fica particularmente interessado
[15] numa sepultura singela a que a superstição
popular atribui poderes milagrosos. Vem-lhe
então o desejo de, através da magia da
ficção, trazer de volta à vida aquela morta
obscura. Sai à procura de habitantes mais
[20] antigos e a eles pergunta: "Quem foi Antônia
Weber?" Alguns nada sabem. Outros contam
o pouco de que se lembram. Um teuto-
brasileiro sessentão (Floriano já começava a
visualizar as personagens, a inventar a
[25] intriga), ao ouvir o nome da defunta, fica
perturbado e fecha-se num mutismo
ressentido. "Aqui há drama", diz o escritor
para si próprio. E conclui: "Este homem talvez
tenha amado Antônia Weber...". Ao cabo de
[30] várias tentativas, consegue arrancar dele uma
história fragmentada, cheia de reticências
que, entretanto, o novelista vai preenchendo
com trechos de depoimentos de terceiros. Por
fim, de posse de várias peças do quebra-
[35] cabeça, põe-se a armá-lo e o resultado é o
romance duma tal Antônia Weber, natural de
Hannover e que emigrou com os pais para o
Brasil e estabeleceu-se em Santa Fé, onde...
Mas qual! – exclamou Floriano, parando à
[40] sombra dum plátano e passando o lenço pela
testa úmida. Ia cair de novo nos alçapões que
seu temperamento lhe armava. Os críticos
não negavam mérito a seus romances, mas
afirmavam que em suas histórias ........ o
[45] cheiro do suor humano e da terra: achavam
que, quanto à forma, eram tecnicamente bem
escritas; quanto ao conteúdo, porém, tendiam
mais para o artifício que para a arte, fugindo
sempre ao drama essencial. Pouco lhe
[50] importaria o que outros pensassem se ele
próprio não estivesse de acordo com essas
restrições. Chegara à conclusão de que,
embora a perícia não devesse ser
menosprezada, para fazer bom vinho era
[55] necessário antes de mais nada ter uvas, e
uvas de boa qualidade. No caso do romance a
uva era o tema – o tema legítimo, isto é, algo
que o autor pelo menos tivesse sentido, se
não propriamente vivido.
Adaptado de: VERISSIMO, Erico. O tempo e o vento: o retrato. v. 2. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 331-333.
Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.
Em razão de alteração de regência, acarretaria outras mudanças na frase a substituição de
1 - consistia (l. 04) por ostentava.
2 - atribui (l. 16) por concede.
3 - se lembram (l. 22) por têm memória.
Quais propostas estão corretas?
Apenas 1.
Apenas 2.
Apenas 3.
Apenas 1 e 3.
1, 2 e 3.