UFRGS PORT 2012

[1] Havia naquele cemitério uma sepultura em

torno ........ a imaginação popular tecera

lendas. Ficava ao lado da capela, perto dos

grandes jazigos, e consistia numa lápide

[5] cinzenta, com a inscrição já ........ apagada

por baixo duma cruz em alto-relevo. Seus

devotos acreditavam que a alma cujo corpo

ali jazia tinha o dom de obrar milagres como

os de Santo Antônio. Floriano leu a inscrição:

[10] Antônia Weber – Toni – 1895-1915. Talvez ali

estivesse o ponto de partida de seu próximo

romance...

Um jovem novelista visita o cemitério de

sua terra e fica particularmente interessado

[15] numa sepultura singela a que a superstição

popular atribui poderes milagrosos. Vem-lhe

então o desejo de, através da magia da

ficção, trazer de volta à vida aquela morta

obscura. Sai à procura de habitantes mais

[20] antigos e a eles pergunta: "Quem foi Antônia

Weber?" Alguns nada sabem. Outros contam

o pouco de que se lembram. Um teuto-

brasileiro sessentão (Floriano já começava a

visualizar as personagens, a inventar a

[25] intriga), ao ouvir o nome da defunta, fica

perturbado e fecha-se num mutismo

ressentido. "Aqui há drama", diz o escritor

para si próprio. E conclui: "Este homem talvez

tenha amado Antônia Weber...". Ao cabo de

[30] várias tentativas, consegue arrancar dele uma

história fragmentada, cheia de reticências

que, entretanto, o novelista vai preenchendo

com trechos de depoimentos de terceiros. Por

fim, de posse de várias peças do quebra-

[35] cabeça, põe-se a armá-lo e o resultado é o

romance duma tal Antônia Weber, natural de

Hannover e que emigrou com os pais para o

Brasil e estabeleceu-se em Santa Fé, onde...

Mas qual! – exclamou Floriano, parando à

[40] sombra dum plátano e passando o lenço pela

testa úmida. Ia cair de novo nos alçapões que

seu temperamento lhe armava. Os críticos

não negavam mérito a seus romances, mas

afirmavam que em suas histórias ........ o

[45] cheiro do suor humano e da terra: achavam

que, quanto à forma, eram tecnicamente bem

escritas; quanto ao conteúdo, porém, tendiam

mais para o artifício que para a arte, fugindo

sempre ao drama essencial. Pouco lhe

[50] importaria o que outros pensassem se ele

próprio não estivesse de acordo com essas

restrições. Chegara à conclusão de que,

embora a perícia não devesse ser

menosprezada, para fazer bom vinho era

[55] necessário antes de mais nada ter uvas, e

uvas de boa qualidade. No caso do romance a

uva era o tema – o tema legítimo, isto é, algo

que o autor pelo menos tivesse sentido, se

não propriamente vivido.

Adaptado de: VERISSIMO, Erico. O tempo e o vento: o retrato. v. 2. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 331-333.

Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.

 

Em razão de alteração de regência, acarretaria outras mudanças na frase a substituição de

 

1 - consistia (l. 04) por ostentava.

2 - atribui (l. 16) por concede.

3 - se lembram (l. 22) por têm memória.

 

Quais propostas estão corretas?

a

Apenas 1.

b

Apenas 2.

c

Apenas 3.

d

Apenas 1 e 3.

e

1, 2 e 3.

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Resposta
A
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