UEL 2° Fase 2014

[1] Depois entrou em casa: entrou e parece que não gostou ou não entendeu. Foi perguntando onde é que ficava

o elevador. E sabendo que não havia elevador, indagou como é que se ia para cima. Nós explicamos que não

havia lá em cima. Ele ficou completamente perplexo e quis saber onde é que o povo morava. E não acreditou

direito quando lhe afirmamos que não havia mais povo, só nós. Calou-se, percorreu o resto da casa e as

[5] dependências, se aprovou, não disse. Mas, à porta da sala de jantar, inesperadamente, deu com o quintal.

Perguntou se era o Russell. Perguntou se tinha escorrega, se tinha gangorra. Perguntou onde é que estavam

“os outros meninos”. Claro que achava singular e até meio suspeito aquela porção de terra e árvores sem

ninguém dentro.

Todas essas observações, fê-las ainda do degrau da sala. Afinal, estirou tentativamente a ponta do pé, tateou

[10] o chão, resolveu explorar aquela floresta virgem. Sacudia os galhos baixos das fruteiras, arrancava folhas que

mastigava um pouco, depois cuspia. Rodeou o poço, devagarinho, sem saber o que havia por trás daquele

muro redondo e branco, coberto de madeira. Enfim, chegou debaixo da goiabeira grande, onde se via uma

goiaba madura, enorme. Declarou então que queria comer aquela pêra. Lembrei-me do Padre Cardim – não

era o Padre Cardim? – que definia goiabas como “espécie de peros, pequenos no tamanho” –, onde se vê

[15] que os clássicos e as crianças acabam sempre se encontrando. Decerto porque uns e outros vão apanhar a

verdade nas suas fontes naturais.

(QUEIROZ, R. Conversa de menino. São Paulo: Global, 2004. p.114-115. (Coleção Melhores Crônicas).)

 

Acerca dos recursos de pontuação presentes no fragmento, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

 

( ) A vírgula (linha 2) separa orações coordenadas entre si: “não havia elevador” e “indagou”.

( ) A segunda vírgula (linha 4) corresponde à enumeração de ações.

( ) Na linha 5, há vírgulas que marcam a intercalação de circunstâncias de lugar e de modo.

( ) As aspas (linha 7) correspondem à ironia do narrador sobre o menino.

 

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

a

V, F, V, F.

b

V, F, F, V. 

c

F, V, V, F.

d

F, V, F, V.

e

F, F, V, V. 

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a esta e muitas outras resoluções
Mais de 250.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio.
Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Depoimentos
Por que os estudantes escolhem a aio
Tom
Formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah
Formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar