UnB 2013/2

[1]     Certamente o dinamismo dos jovens não se exprimia
só em brincadeiras e ações frenéticas; justamente para eles,
que se encontravam na passagem para a idade adulta, o sério
[4] e o divertido costumavam sobrepor-se constantemente. Dessa
seriedade leve e jocosa, por vezes, mais eficaz que qualquer
argumento, as comunidades pré-industriais sabiam tirar
[7] proveito, concedendo aos jovens notável liberdade de ação, ou
melhor, atribuindo-lhes a função de representantes da moral
pública.
Norbert Schindler. Os tutores da desordem: rituais da cultura juvenil nos primórdios da era moderna. In: Giovanni Levi; Jean-Claude Schmitt. História dos jovens: da antiguidade à era moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 266 (com adaptações).

 

Considerando o texto acima, julgue o próximo item.

Sem contrariar o sentido do texto original e a prescrição gramatical, o período inicial do texto (l.1-4) poderia ser redigido da seguinte forma: É certo que, na passagem para a vida adulta, os jovens dinâmicos, os quais não manifestavam unicamente em brincadeiras e atitudes delirantes, habituaram-se a sobrepor seriedade e entretenimento.

a

CERTO

b

ERRADO

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
B

Resolução

Para responder adequadamente, precisamos verificar se a redação sugerida respeita tanto o sentido do texto original quanto a gramática. O texto original descreve que “o dinamismo dos jovens não se exprimia só em brincadeiras e ações frenéticas”, destacando que o jeito dos jovens ia além de meras diversões e comportamentos agitados.

Na proposta de reescrita — “É certo que, na passagem para a vida adulta, os jovens dinâmicos, os quais não manifestavam unicamente em brincadeiras e atitudes delirantes, habituaram-se a sobrepor seriedade e entretenimento.” — há pelo menos dois problemas fundamentais. Primeiro, altera-se o foco do texto: em vez de falar do ‘dinamismo’ que se expressa de variadas formas, passa-se a relacionar diretamente ‘os jovens’ a não se manifestarem exclusivamente em brincadeiras, o que não corresponde com precisão ao trecho original. Além disso, há uma inadequação sintática em “os quais não manifestavam unicamente em brincadeiras”, pois o verbo “manifestar(-se)” pede uma construção diferente, para manter coerência e clareza.

Portanto, a reescrita não mantém o sentido pretendido nem obedece inteiramente à prescrição gramatical, logo a resposta correta é a letra B: ERRADO.

Dicas

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Verifique se o verbo empregado requer algum complemento específico (preposição ou pronome).
Leia o texto original e a reformulação para verificar se não houve perdas ou acréscimos de sentido que alterem a ideia primordial.

Erros Comuns

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Confundir a ideia central do texto, alterando o núcleo de sentido.
Desrespeitar a regência verbal (por exemplo, usar ‘manifestavam em brincadeiras’ em vez de ‘se manifestavam por meio de brincadeiras’).
Achar que apenas substituir palavras mantém o mesmo sentido sem verificar a nova função sintática.
Revisão
1. Concordância e coesão textual: É preciso manter o mesmo sujeito e a mesma estrutura semântica para que o sentido original não seja alterado.
2. Regência verbal: Alguns verbos exigem construções específicas, seja com preposição ou estrutura oracional.
3. Preservação do sentido original: A reformulação do período deve manter o núcleo de significado do texto, sem excluir nem modificar informações essenciais.
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