UFRGS PORT 2011

[1] A história não tem sido favorável à Polônia e

à sua literatura. Os duzentos anos durante os

quais o país esteve dividido entre as potências

vizinhas – Rússia, Prússia e Áustria – exerceram

[5] uma influência de longo alcance sobre sua

literatura. Os opressores não apenas tentaram

impor seu domínio político, mas erradicar a

cultura do povo conquistado. Um dos principais

alvos era a língua: ........ do uso oficial e das

[10] cerimônias públicas. A literatura polonesa teve

de adotar o difícil papel de guardiã do idioma,

ameaçado pela expansão dos opressores e de

sua língua. As obras literárias passaram a ser o

único santuário onde a língua ameaçada poderia

[15] florescer.

Consequentemente, o país, que tinha ficado

privado de seu exército regular, formou uma

divisão de poetas, com a crença profunda de

que ........ mais efetivos que unidades militares.

[20] A língua era sua única arma contra a opressão

do Estado. Acreditava-se que perder a língua

nacional significaria perder a identidade cultural,

crença essa jamais questionada.

Assim, a poesia polonesa sentiu, desde a

[25] época das partições, o terrível peso do dever

público. Isso originou uma série de conflitos

dentro da própria literatura. Os poetas, cuja

principal tarefa era preservar – por via da língua

– o sentido de identidade nacional, tiveram de

[30] refrear a voz individual, uma vez que serviam à

causa polonesa, supraindividual. Tiveram de

suspender a alegria criativa da picardia e da

irresponsabilidade, por causa da gravidade de

seus objetivos. A poesia estava associada,

[35] inextricavelmente, à extrema seriedade da

missão. E, mesmo que ........ obras escritas por

poetas em momentos descomprometidos da

vida, quando desfrutavam dos prazeres terrenos

ou se deliciavam com horas de ócio, estes não

[40] tinham sido incluídos no cânone literário. Na

Polônia, a seriedade do objetivo modelou a ideia

popular do que a poesia é e deveria ser.

Adaptado de: JARNIEWICZ, J. Língua contra língua. In: PETERSON, M. (Org.) A literatura soberana: ensaios sobre as literaturas da Europa Centro-Oriental. São Paulo: Humanitas, 2010. p. 191-192.

 

Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.

 

No que diz respeito a segmentos do texto que introduzem orações relativas, seria possível, sem prejuízo da correção gramatical e do significado contextual, substituir

 

1 - durante os quais (l. 02-03) por quando.

2 - onde (l. 14) por que.

3 - cuja principal tarefa (l. 27-28) por de quem a principal tarefa.

 

Quais propostas estão corretas?

a

Apenas 1.

b

Apenas 2.

c

Apenas 3.

d

Apenas 1 e 2.

e

Apenas 1, 2 e 3.

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C
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