Unit-SE Caderno 1 Medicina 2015

  O mundo agora baseava seu sustento na substituição de um objeto pelo outro, em prazos cada vez menores

  As palavras da moda eram “descartável”, “virtual” e “obsoleto”.

  A vida para os vampiros não estava fácil. O sangue das pessoas podia vir com AIDS, hepatite e drogas pesadas. O dos animais era uma porcaria também, contaminado por hormônio e agrotóxicos.

  Os fios estavam desparecendo. Dos telefones, dos microfones, dos aparelhos de televisão, dos rádios, das antenas. O próprio cordão umbilical ia virando coisa do passado.

  Faziam-se pessoas em ampolas de vidro e, num futuro próximo, cada um poderia tirar uma cópia de si mesmo a partir de uma célula, transportar a memória para o clone e viver para sempre. Os vampiros teriam companhia.

  Mas na certa só os ricos vão ser imortais.

JAF, Ivan. O vampiro que descobriu o Brasil. Nova ed. rev. e ampl. São Paulo: Ática, 2012. p. 105.

 

Nesse trecho do livro, Ivan Jaf, dando continuidade à busca incansável de Antônio Brás para matar o vampiro que o transformou em um ser imortal e poder voltar à sua condição normal,

A)

critica, indiretamente, qualquer tipo de imortalidade, pois, para ele, a morte faz parte do ciclo vital e nenhum ser será capaz de mudar tal fato. 

B)

retrata a situação a que chegou a humanidade, que só visa a dinheiro e, despossuída de valores éticos, constrói, a cada dia, sua própria destruição. 

C)

ironiza a evolução técnico-científica, insinuando que os benefícios de tantas conquistas não atingem a todos e, desse modo, não visam ao bem-estar de toda a humanidade. 

D)

sinaliza que o mundo capitalista é cruel, e o ser humano não tem mais possibilidade de retorno às suas origens, de modo que, daqui para a frente, só os ricos terão vez e voz. 

E)

denuncia os abusos do homem moderno, que perdeu suas raízes e pensa apenas em destruir tudo à sua volta, objetivando mostrar que ética e justiça são palavras descartáveis no dia a dia moderno.

Ver resposta
Ver resposta
Resposta C
Resolução
Assine a aio para ter acesso a todas as resoluções
Mais de 200.000 questões com resoluções e dados exclusivos disponíveis para alunos aio. Tudo com nota TRI em tempo real
Saiba mais
Esta resolução não é pública. Assine a aio para ter acesso a essa resolução e muito mais: Tenha acesso a simulados reduzidos, mais de 200.000 questões, orientação personalizada, video aulas, correção de redações e uma equipe sempre disposta a te ajudar. Tudo isso com acompanhamento TRI em tempo real.
Dicas
expand_more
expand_less
Dicas sobre como resolver essa questão
Erros Comuns
expand_more
expand_less
Alguns erros comuns que estudantes podem cometer ao resolver esta questão
Conceitos chave
Conceitos chave sobre essa questão, que pode te ajudar a resolver questões similares
Estratégia de resolução
Uma estratégia sobre a forma apropriada de se chegar a resposta correta
Use IA e o maior banco de questões para conquistar a sua vaga dos sonhos
Por que os estudantes
escolhem a aio
Tom, formando em Medicina
A AIO foi essencial na minha preparação porque me auxiliou a pular etapas e estudar aquilo que eu realmente precisava no momento. Eu gostava muito de ter uma ideia de qual era a minha nota TRI, pois com isso eu ficava por dentro se estava evoluindo ou não
Sarah, formanda em Medicina
Neste ano da minha aprovação, a AIO foi a forma perfeita de eu entender meus pontos fortes e fracos, melhorar minha estratégia de prova e, alcançar uma nota excepcional que me permitiu realizar meu objetivo na universidade dos meus sonhos. Só tenho a agradecer à AIO ... pois com certeza não conseguiria sozinha.
Páginas
Informações
AIO Educação LTDA
37.533.069/0001-90
Rio de Janeiro - RJ
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Ver política de privacidade
Aceitar