CESGRANRIO 2013

Texto VI

Ilusão à Toa

(fragmento)

Olha, somente um dia longe dos teus olhos

Trouxe a saudade de um amor tão perto

E o mundo inteiro fez-se tão tristonho

Mas embora agora eu te tenha perto

Eu acho graça do meu pensamento

A conduzir o nosso amor discreto

Sim, amor discreto pra uma só pessoa

Pois nem de leve sabes que eu te quero

E me apraz essa ilusão à toa

SILVA, Alfredo José da (Johnny Alf). Ilusão à toa. (1975). Música brasileira deste século. São Paulo: Sesc, p2001. 1 CD. Faixa 10.



(3) Texto VII

Salve o planeta e a sustentabilidade

(fragmento)

Existem enormes desafios em relação ao futuro da humanidade.

(...)

A agenda desta década será marcada pela sustentabilidade, sendo importante se alertar que retórica sem ação poderá

trazer repercussões negativas para aqueles que acreditam que tudo não passa de um “sonho de uma noite de verão”.

Empresas, governos, e até mesmo ONGs que não demonstrarem para a sociedade que têm compromisso efetivo com

as transformações, correm o risco de que o “tiro saia pela culatra”, pelo fato de que credibilidade é um dos grandes arti

gos intangíveis dessas organizações, sendo muito difícil adquiri-la e fácil perdê-la.

FELDMANN, Fábio. Salve o planeta e a sustentabilidade. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2012.


Estabelecendo uma relação entre a temática dos Textos VI e VII e da obra de Portinari (identificados com 1, 2 e 3) com estilos literários, a correspondência evidencia-se em:

a

(1): Romantismo com Gonçalves Dias; (2): Pré-Modernismo com Euclides da Cunha; (3): Modernismo com Carlos

Drummond de Andrade.

b

(1): Realismo com Machado de Assis; (2): Naturalismo com Aluísio Azevedo; (3): Parnasianismo com Olavo Bilac.

c

(1): Romantismo com Castro Alves; (2): Parnasianismo com Raimundo Correia; (3): Modernismo com Cecília Meireles.

d

(1): Parnasianismo com Alberto de Oliveira; (2): Simbolismo com Alphonsus de Guimaraens; (3): Realismo com Machado

de Assis.

e

(1): Modernismo com Graciliano Ramos; (2): Simbolismo com Cruz e Sousa; (3): Realismo com Machado de Assis.

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Resposta
A
Tempo médio
2 min

Resolução

Para resolver a questão, siga estes passos:

1. Identificar o tema e o tom de cada texto e da obra:

• Texto VI (“Ilusão à toa”): poesia lírica, subjetiva, focada na saudade e no sentimento amoroso.

• Texto VII (“Salve o planeta e a sustentabilidade”): texto expositivo-argumentativo, trata de problemas sociais e ambientais, com tom de alerta e crítica.

• Obra de Portinari: pintura que retrata retirantes nordestinos, enfatiza a realidade social e a questão humana no Brasil.

2. Reconhecer os movimentos literários e artísticos:

• Romanticismo: valorização do sentimento, da subjetividade e da saudade.

• Pré-Modernismo: texto engajado em temas sociais e regionais, anúncio de rupturas estéticas e preocupações com o Brasil real.

• Modernismo: experimentação formal, compromisso com a realidade nacional e crítica social.

3. Associar cada item à sua opção correta:

1 → Romanticismo (Gonçalves Dias); 2 → Pré-Modernismo (Euclides da Cunha); 3 → Modernismo (Carlos Drummond de Andrade).

Logo, a opção correta é A.

Dicas

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Observe o foco subjetivo e sentimental do Texto VI.
Identifique a crítica social e regional no Texto VII como traço de transição literária.
Pense na maneira como Portinari revela a realidade brasileira ao lado dos Modernistas.

Erros Comuns

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Confundir o lirismo amoroso do Texto VI com Modernismo ou Parnasianismo.
Atribuir o tema ambiental do Texto VII ao Naturalismo, por associar ‘natureza’ apenas a causas biológicas.
Ver a obra de Portinari como Realismo estrito, sem notar seu vínculo com a ruptura e crítica social do Modernismo.
Revisão

Romantismo (século XIX): ênfase no eu lírico, nos sentimentos, na natureza e na subjetividade. Autor-representativo: Gonçalves Dias, famoso por poemas sobre saudade e amor.

Pré-Modernismo (início do século XX): fase de transição no Brasil, sem unidade estética rígida, marcada pela crítica social, defesa do regional e do nacional. Euclides da Cunha, em Os Sertões, aborda as condições sociais e ambientais do sertão.

Modernismo (1922 em diante): ruptura com o passado, experimentação formal, linguagem coloquial, compromisso com a realidade brasileira e crítica social. Carlos Drummond de Andrade é um dos principais poetas do movimento, enfocando o cotidiano e as contradições sociais.

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