UECE 2018

TEXTO

 

Não se zanguem 

 

[1] A cartomancia entrou decididamente na vida  

nacional. 

 

Os anúncios dos jornais todos os dias  

proclamam aos quatro ventos as virtudes  

[5] miríficas das pitonisas. 

 

Não tenho absolutamente nenhuma ojeriza  

pelas adivinhas; acho até que são bastante  

úteis, pois mantêm e sustentam no nosso 

espírito essa coisa que é mais necessária à  

[10] nossa vida que o próprio pão: a ilusão.  

 

Noto, porém, que no arraial dessa gente que  

lida com o destino, reina a discórdia, tal e qual  

no campo de Agramante. 

 

A política, que sempre foi a inspiradora de  

[15] azedas polêmicas, deixou um instante de sê-lo  

e passou a vara à cartomancia.  

 

Duas senhoras, ambas ultravidentes,  

extralúcidas e não sei que mais, aborreceram

se e anda uma delas a dizer da outra cobras e 

[20] lagartos.  

 

Como se pode compreender que duas  

sacerdotisas do invisível não se entendam e  

deem ao público esse espetáculo de brigas tão  

pouco próprio a quem recebeu dos altos  

[25] poderes celestiais virtudes excepcionais? 

 

A posse de tais virtudes devia dar-lhes uma  

mansuetude, uma tolerância, um abandono  

dos interesses terrestres, de forma a impedir  

que o azedume fosse logo abafado nas suas  

[30] almas extraordinárias e não rebentasse em  

disputas quase sangrentas. 

 

Uma cisão, uma cisma nessa velha religião de  

adivinhar o futuro, é fato por demais grave e  

pode ter consequências desastrosas.  

 

[35] Suponham que F. tenta saber da cartomante X  

se coisa essencial à sua vida vai dar-se e a  

cartomante, que é dissidente da ortodoxia, por  

pirraça diz que não. 

 

O pobre homem aborrece-se, vai para casa de  

[40] mau humor e é capaz de suicidar-se.  

 

O melhor, para o interesse dessa nossa pobre  

humanidade, sempre necessitada de ilusões,  

venham de onde vier, é que as nossas  

cartomantes vivam em paz e se entendam  

[45] para nos ditar bons horóscopos.  

(BARRETO, Lima. Vida urbana: artigos e crônicas. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1961.) 

 

Observando com atenção a linguagem empregada na crônica de Lima Barreto, é correto afirmar que ela revela fundamentalmente 

a

o uso da ironia como um recurso discursivo para satirizar o ofício da cartomancia. 

b

o uso de expressões e termos linguísticos próprios do registro formal culto da escrita da língua para se adequar ao gênero crônica. 

c

o emprego de um léxico arcaico para mostrar o caráter pomposo do estilo do autor. 

d

a utilização de conselhos e admoestações para resolver problemas cotidianos, como as brigas entre cartomantes.

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Resposta
A
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