UFSC 2016

TEXTO 3

 

Fotonovela

Quando você quis eu não quis

Qdo eu quis você ñ quis

Pensando mal quase q fui

Feliz

CACASO. Fotonovela. In: WEINTRAUB, Fábio (Org.). Poesia marginal. São Paulo: Ática, 2006, p. 27. Para gostar de ler; 39.

Conforme o poema de Cacaso acima, é CORRETO afirmar que:

 

01. o título do poema refere-se a narrativas seriadas, no estilo folhetim, ilustradas por fotografias e que possuem tramas equiparadas às de telenovelas.

02. ainda que o autor pertença à “geração mimeógrafo”, as abreviaturas empregadas no poema são similares ao “internetês” de hoje, um tipo de linguagem condensada empregada no meio virtual.

04. o emprego da expressão “pensando mal” em vez da expressão usual “pensando bem” enfatiza a plenitude da felicidade atingida pelo eu-lírico.

08. não há marcas textuais no poema que possibilitem a identificação de gênero do objeto amoroso do eu-lírico, de modo que o tema do fracasso amoroso poderia ser válido para qualquer identidade sexual.

16. como já antecipa o título do poema, em uma fotonovela, o final esperado do enredo deveria ser feliz, condição atingida ao término da história.

32. o poema apresenta um conflito entre o “eu” e o “você”, num tempo passado, marcado pelo desejo de “querer” e “não querer”.

64. por ser um poema de curta extensão, Cacaso não utiliza recursos de musicalidade.

a

11

b

40

c

41

d

43

e

59

Ver resposta
Ver resposta
Resposta
D

Resolução

No poema de Cacaso, é marcante a forma enxuta e coloquial da linguagem, com uso de abreviações como “qdo” e “ñ”, o que evidencia características típicas da poesia marginal. A estrutura simples e o tom bem-humorado revelam um eu-lírico irônico, que brinca com a ideia de desencontro amoroso (“Quando você quis eu não quis / Qdo eu quis você ñ quis”) para salientar como as oportunidades passam e não são aproveitadas reciprocamente. O poema também lança mão de uma reflexão curta, mas contundente, sobre a noção de quase se ter sido feliz. Essas marcas estilísticas, associadas ao universo jovem e urbano, são traços típicos que justificam a indicação do poema como exemplo de experimentação da literatura marginal dos anos 1970. A opção correta (D) expressa justamente essa linguagem coloquial, a brevidade, o tom irônico e a marca do desencontro como traços centrais da composição.

Dicas

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Preste atenção às abreviações, pois elas dizem muito sobre o tom coloquial do poema.
Observe como o eu-lírico descreve o desencontro amoroso de forma irônica e concisa.

Erros Comuns

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Ignorar o contexto da poesia marginal, interpretando o poema apenas como uma narrativa de amor.
Confundir os versos curtos e a linguagem informal com falta de conteúdo poético ou com simples descuido gramatical.
Não perceber a ironia presente no eu-lírico que brinca com a ideia de desencontro amoroso.
Revisão
A chamada “poesia marginal” caracteriza-se pelo uso de linguagem coloquial, muitas vezes com gírias e abreviações, e temas do cotidiano, conferindo tom de proximidade e descontração. Essa vertente surgiu nos anos 1970 no Brasil, em pleno regime militar, ao buscar publicações artesanais e alternativas. Cacaso foi um expoente desse movimento, com poemas que exploram ironia, concisão e oralidade.
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