ENEM 2011

SE NO INVERNO É DIFÍCIL ACORDAR, IMAGINE DORMIR.


Com a chegada do inverno, muitas pessoas perdem o sono. São milhões de necessitados que lutam contra a fome e o frio. Para vencer esta batalha, eles precisam de você. Deposite qualquer quantia. Você ajuda milhares de pessoas a terem uma boa noite e dorme com a consciência tranquila.
VEJA. 05 set. 1999 (adaptado).


O produtor de anúncios publicitários utiliza-se de estratégias persuasivas para influenciar o comportamento de seu leitor. Entre os recursos argumentativos mobilizados pelo autor para obter a adesão do público à campanha, destaca-se nesse texto

A)

a oposição entre individual e coletivo, trazendo um ideário populista para o anúncio.

B)

a utilização de tratamento informal com o leitor, o que suaviza a seriedade do problema.

C)

o emprego de linguagem figurada, o que desvia a atenção da população do apelo financeiro.

D)

o uso dos numerais “milhares” e “milhões” responsável pela supervalorização das condições dos necessitados.

E)

o jogo de palavras entre “acordar” e “dormir”, o que relativiza o problema do leitor em relação ao dos necessitados.

Descubra sua nota no Enem! Faça agora um simulado gratuito mega rápido.
FAZER SIMULADO arrow_forward
AIO
A AIO utiliza cookies para garantir uma melhor experiência de usuário
Saber mais
Aceitar