As eubactérias são seres vivos microscópicos altamente resistentes às condições ambientais adversas. Nesse grupo, está reunida a maioria das bactérias conhecidas e apresenta uma grande variedade de formas e metabolismo. Essas bactérias apresentam uma alta capacidade reprodutiva e, em condições ideais, algumas podem se duplicar a cada 20 minutos. São microrganismos presentes no ar, no solo, na água, em materiais em decomposição, em objetos e no exterior e interior de quase todos os seres vivos, estabelecendo com eles relações de diversos tipos, incluindo o parasitismo e o mutualismo.
Silva Jr., C., S. Sasson & N. Caldini-Jr. 2015. Biologia. Volume Único, 6. ed. São Paulo: Saraiva. Adaptado.
Considerando seu conhecimento sobre esse assunto, podemos afirmar que:
As eubactérias caracterizam-se por não possuírem estruturas externas às suas células, como os flagelos e as fímbrias.
A célula bacteriana é eucariótica, visto que o material genético não fica no interior de um núcleo, sendo representado por um filamento duplo de DNA em anel.
As eubactérias não apresentam uma membrana externa, e a parede celular das eubactérias é constituída por uma mistura de polissacarídeos e fosfolipídios.
A distinção das bactérias em Gram positivas e Gram negativas está relacionada à composição da parede das eubactérias e à presença ou não de membrana externa.
A parede celular das eubactérias, mais interna em relação à membrana plasmática, é constituída por peptideoglicanas, sendo similar à parede celular das arqueobactérias.